doação de sangue

Hemope passa por situação crítica nos estoques de bolsa de sangue; saiba como doar

O estoque de bolsas está crítico principalmente para os tipos sanguíneos A-, A+, B+, O- e O+

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/07/2020 às 11:47 | Atualizado em 02/07/2020 às 11:54
JAILTON JR./JC IMAGEM
Doações acontecem no Recife - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM

Por causa da pandemia e do isolamento social, o Hemope vem enfrentando uma queda expressiva no número de doações de sangue. Segundo a fundação, o estoque de bolsas está crítico principalmente para os tipos sanguíneos A-, A+, B+, O- e O+, mas todos estão em estado de alerta. Além disso, o retorno das cirurgias eletivas nos hospitais, que são cirurgias sem urgência, aumenta mais a preocupação do centro, já que demandam maior estoque para eventuais necessidades.

» Com ampliação da retomada das atividades em Pernambuco, Hemope faz apelo para que população doe sangue

» Coronavírus: Hemope vai fazer teste de anticorpos em doadores de sangue

A diretora de Hemoterapia, Anna Fausta, afirmou que a situação de estoques de bolsas de sangue está crítica. “Por isso a nossa preocupação de atender devidamente os hospitais”, afirma. Segundo a diretora, a esperança é que os doadores ajudem a repor esse estoque para o Hemope continuar cumprindo a missão de salvar vidas. “Nada fazemos sozinhos sem que todos estejam unidos e prontos para oferecer o seu sangue e a sua solidariedade em prol de todos aqueles que estão precisando”, lembrou a diretora.

Como doar?

É importante que o doador agende seu horário para evitar aglomerações durante a pandemia. No Recife, o agendamento acontece através do número 0800-081-1535. Para ligações interestaduais: (81) 3182-4630. Na sede de Caruaru, no Agreste, o agendamento é através do (81) 3719-9569.

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Crachás não são aceitos. Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses para homens e quatro meses para mulheres.

Comentários

Últimas notícias