PADROEIRA

Festa de Nossa Senhora do Carmo começa nesta segunda-feira (6) com restrições

Não acontecerá a tradicional procissão pelas ruas do Centro do Recife e o acesso às missas será limitado a 30% da capacidade da Igreja. Por outro lado, haverá exposição da Imagem de Nossa Senhora do Carmo e transmissão das celebrações pela internet

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 05/07/2020 às 14:53
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Medidas de restrição são uma orientação da Arquidiocese de Olinda e Recife para evitar a propagação da covid-19 - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

As homenagens à Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, terão início nesta segunda-feira (6), sem a tradicional procissão pelas ruas do Centro, com o número de missas reduzido e limitação de acesso dos fiéis à Basílica do Carmo, local onde acontecem as celebrações. As medidas foram determinadas pela Arquidiocese de Olinda e Recife para evitar aglomerações que podem agravar o surto da covid-19. Nem por isso os fiéis deixarão de poder prestar suas homenagens à santa.

A partir das 7h desta segunda-feira (6) acontece a primeira celebração do dia. A missa solene de abertura do novenário da 324ª Festa de Nossa Senhora do Carmo será celebrada às 10h, seguida do hasteamento da bandeira da festa, com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e o tema Senhora do Carmo, Saúde dos Enfermos e o lema: Oh! Mãe, cuida deste povo que é teu! As atividades religiosas vão seguir com mais duas missas, ao meio-dia e às 15h. Já às 19h, será rezada a primeira noite do novenário. As missas acontecerão até o dia 15 de julho, sempre às 7h, 10h, 12h e 15h. A celebração do novenário segue até o próximo dia 14 e a celebração da véspera solene no dia 15 próximo, às 19h.

No dia 16 de julho, data dedicada a padroeira Nossa Senhora do Carmo, serão realizadas duas missas nas primeiras horas do dia. Às 5h e 8h. A Santa Missa Solene de Encerramento será celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, às 10h. Outras duas missas, às 13h e 16h, vão finalizar as cerimônias religiosas da festa deste ano.

PROCISSÃO

Pela primeira vez, em 324 anos, não irá ocorrer a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo percorrendo as ruas do Bairro de Santo Antônio. Mas os fiéis poderão contemplar a imagem da Santa. Este ano, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo vai ficar em cima de um altar que será montado em frente à porta principal da Basílica do Carmo, no dia 16 de julho.

O acesso do público às missas será restrito a 30% da capacidade do templo, ou seja, 120 lugares. Após cada cerimônia será feita a higienização dos bancos e dos pisos. Haverá álcool em gel disponível na entrada da Basílica. O uso da máscara será obrigatório.

Como a capacidade da Igreja será reduzida, para organizar a entrada dos fiéis no novenário e na véspera solene, é preciso enviar uma mensagem através do Whatsapp com nome completo e número da carteira de identidade para o telefone (81) 99723.9140. Já para as missas o acesso vai acontecer por ordem de chegada.

Quem preferir acompanhar de casa as celebrações, haverá lives musicais nos dias 13, 14 e 15, sempre às 21h, com o cantor Dudu do Acordeon, a cantora Irah Caldeira, e o Padre Damião Silva. As missas também serão transmitidas pelos canais:

www.youtube.com/user/freivicenteoc
www.facebook.com/tvcarmelo,
www.instagram.com/basilicadocarmorecife
www.instagram.com/tvcarmelo
Outras informações pelo site www.basilicadocarmorecife.org.

Comentários

Últimas notícias