A redução de número de casos do novo coronavírus no Grande Recife, ao mesmo tempo em que avançam sobre o interior de Pernambuco, gerou um alívio na sobrecarga da rede pública de saúde dos municípios que compõem a região metropolitana da capital. Os serviços eletivos, que haviam sido suspensos por conta da pandemia, voltaram a ser oferecidos em Olinda, Camaragibe e Recife.
>> UPAE do Arruda, na Zona Norte do Recife, retoma parcialmente serviços eletivos suspensos
>> Consultas e exames eletivos pelo SUS voltam a ser agendados no Recife
Olinda
A secretaria de Saúde de Olinda informou, em nota, que retomou os serviços das unidades de saúde no dia 1º de julho. Até então, só estavam sendo realizados as consultas consideradas inadiáveis.
As policlínicas da rede faziam apenas atendimento clínico, pré-natal, vacinas e teste do pezinho. Agora, outras especialidades estão de volta, como dermatologia, reumatologia, psiquiatria infantil e neurologia.
Para agendar uma consulta, o olindense deverá procurar a unidade em que é cadastrado ou entrar em contato com seu Agente Comunitário de Saúde. No caso das vacinas, basta se dirigir ao posto mais próximo.
Quanto ao atendimentos voltados à saúde bucal, apenas o Hospital Tricentenário e o Centro de Especialidade Odontológica da Policlínica Barros Barreto, no Carmo, estão atendendo casos de urgência e emergência.
"A Coordenação de Saúde Bucal prevê a reabertura, na próxima semana, de cinco unidades estratégicas para atender a população. O setor ressalta que todos os protocolos exigidos pelo Conselho de Odontologia serão adotados", disse a pasta.
Jaboatão dos Guararapes
Jaboatão dos Guararapes suspendeu atendimentos e cirurgias eletivos, inclusive de catarata, consultas oftalmológicas de rotina e exames de imagem (tomografia e ressonância, mantendo ultrassonografia pra gestantes), bem como os atendimentos odontológicos, por determinação do pelo Conselho de Odontologia.
Foram mantidos o atendimentos de pré Natal, de casos de tuberculose e hanseniase, de hipertensos e diabéticos desestabilizados e casos de síndrome gripal, quando apresentavam sinal de agravamento. Os leitos de maternidade no Hospital Memorial Guararapes, conveniado ao município, também continuaram ativos.
A prefeitura falou que deu início à retomada das consultas oftalmológicas e eque está planejando o retorno das consultas cirúrgicas e das cirurgias eletivas criteriosamente. As policlínicas estão atendendo pacientes com quadros mais urgentes, como hipertensos e diabéticos, com horários marcados.
"Vem se observando uma tendência a desaceleração no surgimento de novos casos e óbitos nos últimos 15 dias mas, ainda é cedo para relaxar o cuidado e considerar redução da doença no município e no estado", respondeu. "A ideia é que a cada 15 dias sejam avaliadas as curvas de casos e óbitos para reiniciar as consultas com especialistas", respondeu.
Paulista
As notificações e mortes pelo coronavírus ainda não apresentam queda em Paulista. No município, apenas os atendimentos de rotina da atenção básica (consulta com clínico geral, exames, acompanhamentos) foram reativados, no dia 1º de julho. Os serviços de rotina mais especializados voltarão em agosto.
"Para a proteção da população, o município criou uma ambulatório exclusivo para covid-19, com funcionamento de 8h às 17h e 13h às 17h, ao lado do Hospital de campanha, no Bairro do Nobre. Os casos mais graves devem ser direcionados ao serviço de urgência e emergência na Prontoclínica Torres Galvão (PTG)"", explicou a prefeitura.
Camaragibe
Em Camaragibe, onde as novas ocorrências da covid-19 também estão em queda, os serviços ambulatoriais que foram suspensos no pico da pandemia estão de volta.
"O fluxo continua o mesmo: o paciente vai à unidade de saúde e depois, caso o necessite, ele será encaminhado a outro serviço", disse, em nota, a prefeitura de Camaragibe.
Recife
A capital reabriu, na última segunda-feira (7), mais setores da Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) Antônio Luiz Filho, no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife. As demais unidades da cidade tiveram retorno dos atendimentos no dia 10 de junho, depois de serem suspensas por causa do coronavírus.
Os exames de raio-x, ultrassonografia, eletrocardiograma e ecografia e consultas ambulatoriais médicas, como cardiologia, endocrinologia, nefrologia, ortopedia, entre outras, voltaram a receber pacientes que já estavam na fila aguardando o atendimento.
Já as consultas não-médicas com enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos, por exemplo, também já estão sendo marcadas pela Regulação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife. Entretanto, outros procedimentos, como endoscopia digestiva, colonoscopia e ecocardiograma, por exemplo, continuam suspensos na UPAE e sem previsão de retorno.
O critério para ordem de atendimento será de acordo com a gravidade, definida pelo médico regulador. Todos os que estavam na espera serão informados do agendamento por meio de mensagem de texto ou ligação da Central de Regulação do Recife.
Entre as exigências do Plano de Convivência com a covid-19 para retomada do funcionamento das atividades eletivas no segmento saúde estão o distanciamento entre as pessoas, com agendamento limitado de até dois pacientes por hora e limite de um acompanhante por paciente.
Também é preciso disponibilizar local para lavagem das mãos ou dispensador de álcool a 70%, além da recomendação de privilegiar a ventilação natural ao invés do ar condicionado. Para tirar dúvidas sobre o agendamento das consultas é possível pode entrar em contato com a Central de Regulação do Recife através do telefone 0800 081 0040.
Comentários