COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Consultas e exames eletivos pelo SUS voltam a ser agendados no Recife

Pacientes agendados receberão mensagem de texto ou ligação para avisar da marcação. Todos devem seguir novos protocolos para evitar infecção pelo novo coronavírus

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 10/06/2020 às 20:42 | Atualizado em 10/06/2020 às 20:42
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Segundo o estudo, medidas como higienizar as mãos é necessária para reduzir também a gravidade dos sintomas - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

A partir desta quarta-feira (10), alguns atendimentos ambulatoriais da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife que estavam suspensos por causa da pandemia de covid-19 começam a ser retomados. Consultas de oftalmologia para pacientes com glaucoma e de neurologia, além de exames de ultrassonografia, já estão sendo remarcados. Para os consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais públicos e privados voltarem a oferecer consultas, cirurgias e exames eletivos, é preciso seguir as determinações da Secretaria de Saúde de Pernambuco publicadas na edição da terça-feira (9) do Diário Oficial.

Entre as exigências do Plano de Convivência com a Covid-19 para retomada do funcionamento das atividades eletivas no segmento saúde, estão o distanciamento entre as pessoas, com agendamento limitado de até dois pacientes por hora e limite de um acompanhante por paciente (nos casos previstos por lei ou quando houver necessidade assistencial). Também é preciso disponibilizar local para lavagem das mãos ou dispensador de álcool a 70%, além da recomendação de privilegiar a ventilação natural ao invés do ar condicionado.

Para acesso aos serviços, é obrigatório o uso de máscaras por pacientes, acompanhantes, profissionais de saúde e colaboradores. Os pacientes da rede municipal de saúde que já estavam na fila de espera para consulta ou procedimento serão chamados por critério de gravidade definido pelo médico regulador. Eles serão informados do agendamento por meio de mensagem de texto ou ligação da Central de Regulação do Recife.

Saúde mental

Desde o início da pandemia, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Recife continuaram atendendo pacientes em crise ou sofrimento psíquico, realizando acolhimento presencialmente e também por telefone (teleatendimento) - este último continuará sendo priorizado. Os casos que precisam de uma maior atenção podem ter consulta presencial agendada para uma avaliação mais completa, inclusive com médico psiquiatra, se necessário.

Para continuar evitando aglomerações e diminuir a circulação de pessoas, as atividades em grupo seguem suspensas nos Caps. Já o atendimento presencial individual feito pela equipe multiprofissional (terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos etc) será retomado progressivamente.

Doenças crônicas

Assim como nos Caps, o cuidado com as pessoas que têm doenças crônicas, idosos e gestantes também não foi interrompido em mais de 130 unidades da atenção primária. A dispensação de medicamentos para os pacientes também não parou.

As consultas com cardiologista e endocrinologista para pacientes com hipertensão ou diabetes de alto risco continuaram sendo feitas no Centro Médico Ermírio de Moraes, em Casa Forte, Zona Norte do Recife, por encaminhamento. A partir da próxima semana, essas duas especialidades passam a ser oferecidas para todos os pacientes - não apenas de alto risco. No centro, também voltarão a ser feitas gradativamente, a partir da próxima semana, as consultas eletivas com oftalmologista, nutricionista e angiologista (vascular).

Já na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, Zona Oeste da cidade, começarão a ser retomados, na próxima semana, os atendimentos ambulatoriais das áreas de ortopedia, neurologia, cardiologia infantil, dermatologia e fisioterapia, além dos atendimentos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil.

Sem previsão

As cirurgias eletivas dos pacientes da rede municipal, as consultas odontológicas eletivas (emergência odontológica continua) e o atendimento nas unidades especializadas como a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) do Arruda, Zona Norte da cidade, ainda não têm data para voltar a funcionar. A Secretaria de Saúde do Recife está se reunido com representantes dos conselhos profissionais, de clínicas e de hospitais conveniados para discutir protocolos de segurança para a retomada de exames de imagem, consultas com oftalmologista para os pacientes em geral e tratamentos de reabilitação, entre outros.

Quem tiver dúvidas sobre o agendamento das consultas pode entrar em contato com a Central de Regulação do Recife através do telefone 0800 0810040.

Confira os casos de covid-19 nos municípios pernambucanos: 

Comentários

Últimas notícias