programação

Saiba quais shows virtuais acontecem na semana de homenagens à Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife

Shows virtuais serão transmitidos pela TV Carmelo nesta terça (13) até a quarta-feira (15), a partir das 21h

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/07/2020 às 11:43 | Atualizado em 13/07/2020 às 12:04
JAILTON JÚNIOR/JC IMAGEM
Missa da Festa de Nossa Senhora do Carmo - FOTO: JAILTON JÚNIOR/JC IMAGEM

Devido à pandemia do coronavírus, a festa da padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo, acontecerá de forma adaptada neste ano. A programação cultural começou na manhã desta segunda-feira (13) com uma missa celebrada na Basílica do Carmo, no Recife, com um público reduzido a 30%. Já entre os artistas que vão se apresentar, através de lives, a partir desta segunda, estão Dudu do Acordeon, Irah Caldeira e o Padre Frei Damião Silva. Todas as apresentações acontecerão dentro de uma sala privada na Basílica do Carmo, com transmissão a partir das 21h no YouTube, Facebook e Instagram da TV Carmelo.

>> Celebrações à Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, com público reduzido 

>> Pandemia impacta comemorações da Festa do Carmo, mas não abala devoção

Artistas e programação

Nesta segunda-feira (13), quem dá início aos shows que antecedem o dia 16 de julho, data da padroeira do Recife, é o cantor Dudu do Acordeon, conhecido pelo instrumento que, para ele, “melhor representa a cultura nordestina”. Com costume de visitar a Basílica do Carmo antes da pandemia, o cantor tem uma ligação muito forte com a Santa. “Ela é a padroeira do Recife, cidade que eu nasci, cresci e tenho orgulho. É uma das maiores festas do calendário do nosso Estado”, comenta.

Não é a primeira vez que o cantor homenageia a Virgem de Carmelita através da música, mas será totalmente diferente das outras. “É a primeira apresentação virtual dessa festa e espero que todos se sintam alegres e abençoadas pela Nossa Senhora da forma como é possível agora, através da live”. A apresentação de Dudu, que acontecerá com uma equipe de cinco pessoas, vai contar com homenagens à Nossa Senhora do Carmo através de diferentes ritmos musicais tradicionais da cultura nordestina, como o xote, o forró e o frevo.

Em seguida, na noite da terça-feira (14), é a vez da artista mineira - mas de coração pernambucana - Irah Caldeira se apresentar através da live da TV Carmelo. Sua participação no evento também é garantida há muitos anos, virando uma tradição que “sempre está marcada no calendário”. Esse ano, será a distância, mas não deixará de acontecer. Além dela, serão cinco músicos da equipe vão participar. Não vai faltar arrasta pé, xote e forró no repertório da cantora, mas também canções que, segundo ela, casam muito bem com a fé e a religiosidade.

JAILTON JÚNIOR/JC IMAGEM
Missa da Festa de Nossa Senhora do Carmo - JAILTON JÚNIOR/JC IMAGEM

Católica espiritualista, como se intitula, Irah costuma abrir seus espetáculos com a canção Ave Maria. Dos irmãos, ela é a única que leva um nome diferente: Iraídes Aparecida. “Sou uma pessoa de fé e devoção de santas”. Na lista, está a própria Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e, claro, Nossa Senhora do Carmo.

“Espero conseguir levar alegria e esperança para o coração de todas as pessoas que estão passando por um momento como esse. Principalmente para as pessoas religiosas que gostariam de estar vivendo todo esse festejo presencialmente. Espero poder amenizar, através da música, a falta que todos sentem de participar dessa linda homenagem à padroeira do Recife”, comenta Irah.

Por fim, na véspera do dia da Nossa Senhora do Carmo, na quarta-feira (15), o Padre Frei Damião Silva, da Paróquia de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, fecha os shows virtuais em homenagem a data. A apresentação do show final costumava acontecer antes da procissão, mas como está suspensa, será no dia anterior. Sua apresentação contará com canções autorais dos seus CDs com banda ministerial, mas também orações.

O padre sente por esse ano ter que ser diferente, mas garante que a alegria é a mesma. “Todos os anos a gente participa de forma pública, mas esse ano será de outra forma. Vamos levar a fé pelas mídias sociais. É um sentimento diferente, mas estamos com a mesma alegria e empolgação de sempre. Com certeza a mensagem de fé esperança será renovada no coração das pessoas conectadas na TV Carmelo”, comenta. Frei Damião destaca que, por ser online, o show pode alcançar até mais pessoas que antes não iriam presencialmente até a Basílica do Carmo.

Para o religioso, que já foi frade carmelita por 20 anos, Nossa Senhora do Carmo representa a presença materna. “Aquela que nos abençoa e nos protege com santo escapulário. Ela significa todo o cuidado, tão importante principalmente nesse momento de pandemia que estamos passando”, reflete.

Segunda-feira (13)

  • Dudu do Acordeon 

Terça-feira (14)

  • Irah Caldeira

Quarta-feira (15)

  • Padre Damião Silva

Festa do Carmo

Em 324 anos de festividades em honra à Flor do Carmelo, como também é conhecida Nossa Senhora do Carmo, esta será a primeira vez que não irá ocorrer a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo pelas vias próximas a Basílica. A ação visa evitar aglomerações.Por esse motivo, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo vai ficar em cima de um altar que vai ser montado em frente à porta principal do templo, no dia 16 de julho.O tema da festa neste ano é:"Senhora do Carmo, Saúde dos Enfermos e lema: Oh! Mãe, cuida deste povo que é teu!".

Até a véspera da Festa (15), as Santas Missas serão rezadas às 7h, 10h, 12h e 15h. Já às 19h, são rezadas as celebrações do novenário até o próximo dia 14 e no dia 15 de julho, a cerimônia conhecida como vésperas solenes (oração litúrgica e canônica da igreja celebrada após o entardecer. Significa o dia que antecede a festa e é solene pelo motivo de ser celebrada solenemente).

Jailton Júnior / JC Imagem
Basílica de Nossa Senhora do Carmo recebe fies, neste domingo (12), com limitações a capacidade de público. - Jailton Júnior / JC Imagem

No dia dedicado 16 de julho, as Santas Missas vão ocorrer às 5h e 7h. A Missa Solene de Encerramento vai ser rezada às 9h. Logo em seguida, mais duas missas vão ser celebradas, às 12h e 15h. Segundo a Basílica, todos os cuidados estão sendo tomados como medidas de prevenção a covid-19. Os bancos e pisos estão sendo higienizados após cada cerimônia e álcool em gel é oferecido na entrada do Templo. Máscaras são obrigatórias para todas as pessoas que vão entrar na Igreja.

Para participar presencialmente da celebração do novenário e da cerimônia vésperas solenes, celebradas às 19h, os fiéis precisam enviar uma mensagem através do WhatsApp com nome completo e número da carteira de identidade para o telefone (81) 99723.9140.

Comentários

Últimas notícias