reabertura

Olinda recua e vai reabrir bares e restaurantes na segunda (20), data definida pelo Governo de Pernambuco

A reabertura estava prevista para esta sexta-feira (17)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/07/2020 às 14:10 | Atualizado em 17/07/2020 às 15:39
ANTÔNIO MELCOP/PREFEITURA DE OLINDA
No Sul de Olinda, a ressaca com ondas de até 2,5 metros poderá acontecer entre a madrugada do próximo domingo (19) e a madrugada da segunda-feira (20) - FOTO: ANTÔNIO MELCOP/PREFEITURA DE OLINDA

A Prefeitura de Olinda informou, no início da tarde desta sexta-feira (17), que a reabertura dos bares e restaurantes foi adiada. Antes prevista justamente para esta sexta, a retomada deve acontecer apenas na próxima segunda-feira (20), seguindo assim o cronograma divulgado inicialmente. A justificativa do município para a mudança da data foi com relação a harmonia Metropolitana na liberação das atividades comerciais. 

>> Confira as regras que clientes e estabelecimentos devem seguir para reabertura de bares e restaurantes no dia 20 de julho

>> Donos de bares e restaurantes pedem ao governo de Pernambuco ampliação do horário de funcionamento

>> Com funcionamento liberado, pátio das tapioqueiras, na Sé, em Olinda, recebe ação de sanitização

A Prefeitura de Olinda ainda esclareceu estar seguindo todas as orientações dos decretos do Estado com relação às regras sanitárias no combate ao coronavírus. Mais cedo, contudo, o prefeito da cidade, professor Lupércio (SD), destacou que a decisão de reabrir antes ocorria porque o Supremo Tribunal Federal (STF) havia dado a municípios e estados a autonomia sobre decisões com relação ao controle da covid-19.

Também na nota, a Secretaria de Olinda destacou que os dados da pandemia estão sendo positivos, indicando ocupação de apenas 14% dos leitos destinados ao combate do coronavírus.

Tapioqueiras e artesãos da Sé

O adiamento, porém, não atinge as tapioqueiras do Alto da Sé. Após uma ação de sanitização no local, realizada durante a manhã, os profissionais que vendem tapioca, artesanato e outros produtos neste ponto histórico de Olinda poderão retomar as atividades nesta sexta. 

A medida integra um decreto do Executivo municipal, que prevê o funcionamento dos estabelecimentos até 22h. O documento também permite o banho de mar e a prática de esportes na areia até 17h; reabertura dos quiosques na orla (sem a venda de bebidas alcoólicas) e aumento para 50% da capacidade em cultos religiosos.

Confira a nota da prefeitura na íntegra:

"A Prefeitura de Olinda esclarece que vem seguindo todas as posturas e orientações dos Decretos do Governo do Estado de Pernambuco em relação às regras sanitárias no combate ao COVID-19, dando sempre prevalência à salvaguarda da vida no Município. Em parceria com o Governo de Pernambuco, a Secretaria de Saúde de Olinda registra dados da pandemia no Município que revelam resultado muito positivo, indicando ocupação de apenas 14% dos leitos destinando ao combate do novo coronavírus. No que toca à reabertura dos bares e restaurantes da cidade, prevista inicialmente para esta sexta-feira (17.07), visando uma harmonia Metropolitana na liberação das atividades comerciais, o Município adiará a reabertura de bares e restaurantes para a próxima segunda feira, dia 20.07"

Comentários

Últimas notícias