A partir da próxima semana serão montadas Estações Itinerantes de Orientações sobre a covid-19 em novos pontos do Recife. De segunda (20) a sexta-feira (24), das 8h às 16h, as tendas irão funcionar em oito bairros da capital pernambucana. A ação é para alertar a população sobre a pandemia do novo coronavírus, que, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), já atingiu 77.423 pessoas em Pernambuco e 8.195 somente no Recife.
As estações itinerantes nos oito ponto fixos contam com pias para lavagem das mãos e profissionais para dar orientações sobre o uso correto e higienização das máscaras e a importância do distanciamento social. A equipe da Prefeitura do Recife também ensina a população a acessar os sites e aplicativos de serviços que a Prefeitura oferece, como Atende em Casa, Movimenta Recife e Dycovid. Os profissionais da Vigilância Ambiental também reforça com a população a importância de manter os cuidados para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chinkungunya e zika.
Veja os locais
- Praça da Independência (Santo Antônio);
- Avenida Hildebrando de Vasconcelos (Dois Unidos);
- Rua Padre Lemos (Casa Amarela);
- Rua Paudalho (Torrões);
- Polo da Academia da Cidade Heróis da Restauração (Areias);
- Polo da Academia da Cidade da Lagoa do Araçá (Imbiribeira);
- Terminal de ônibus do Alto José do Pinho;
- Praça da Vitória (Ibura).
Além das estações, agentes da Prefeitura do Recife irão distribuir máscaras e kits de higiene nas comunidades Sapo Nu (Curado), dos Plásticos (Córrego do Jenipapo) e Terra Nostra (Ibura). O kit é composto por água sanitária, álcool em gel, sabão em barra, sabonete, pasta e escova de dente. Para além da distribuição dos materiais, os profissionais da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) também identificam as pessoas com sintomas gripais para, se necessário, orientá-las a procurar unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pessoas com suspeita de covid-19.
Reabertura de bares e restaurantes
A partir da próxima segunda-feira (20), os serviços de alimentação (restaurantes, cafeterias, lanchonetes e similares) e academias de 72 municípios da Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul poderão retomar o atendimento. Nos protocolos de reabertura, constam determinações de distanciamento social, higiene e comunicação e monitoramento.
Comentários