COVID-19

Governo de Pernambuco inaugura hospitais de campanha para pacientes com coronavírus no Sertão

Os hospitais foram inaugurados em Petrolina e Serra Talhada

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 25/07/2020 às 10:06 | Atualizado em 25/07/2020 às 19:15
BRENA SOUZA / RÁDIO JORNAL PETROLINA
Governador Paulo Câmara durante inauguração de Hospital de Campanha em Petrolina - FOTO: BRENA SOUZA / RÁDIO JORNAL PETROLINA

*Com informações da Rádio Jornal Petrolina*

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), visita o Sertão pernambucano neste sábado (25) para inaugurar novas estruturas hospitalares para pacientes de coronavírus em Petrolina e Serra Talhada. Ao todo, serão disponibilizados mais 258 leitos, sendo 30 de UTI e os demais de enfermaria, para a rede estadual de saúde. 

Em Petrolina, o hospital de campanha será gerido pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz e irá abrir 20 vagas, chegando, posteriormente, à capacidade máxima de 100 leitos, com cinco vagas de estabilização com respiradores. Ao todo, 175 profissionais vão atuar no atendimento à população. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 1,5 milhão.

“São 100 leitos que estão sendo disponibilizados e que vão se juntar à infraestrutura já existente. O intuito é justamente fortalecer a IV Macrorregião, que abrange o Sertão do São Francisco e do Araripe. As estruturas já estão prontas e os equipamentos, disponibilizados. Nós temos ainda 40 novos respiradores que vamos distribuir da melhor forma na região”, disse Paulo Câmara.

Em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, Paulo Câmara inaugurou a primeira etapa do Hospital Geral do Sertão Governador Eduardo Campos (HEC). Na unidade, colocou também em funcionamento outro hospital de campanha, voltado para o tratamento da covid-19. O governador e o secretário de Saúde, André Longo, entregaram os primeiros 10 leitos de UTI da unidade. Com uma programação gradual de abertura, o novo equipamento contará com 58 vagas, sendo 30 de UTI, para compor a rede de enfrentamento ao novo coronavírus.

Coronavírus 

O munícipio de Petrolina contabiliza 2.402 casos e 51 mortes decorrentes da covid-19. Já Serra Talhada totaliza 1.694 casos e 20 óbitos, ambos até essa sexta-feira (24). O governador pontuou que o quadro ainda é preocupante em todo o Estado. 

"A pandemia ainda precisa de muitos cuidados e ações, por isso as medidas irão continuar. O processo de equipamentos e estruturas novas é o que pode fazer diferença para salvar vidas. O Sertão e o Agreste preocupam, assim como todo Estado. Então, não irá faltar empenho e dedicação de todos nós, porque a pandemia existe, não tem vacina e nem medicamentos com eficácia comprovada. Portanto, o que se tem a fazer é seguir as medidas de isolamento", disse Paulo Câmara sobre o aumento dos casos no Sertão.  

Leitos 

Os leitos serão implantados de forma gradativa. Neste primeiro momento, serão 20 leitos de enfermaria – sendo dois de estabilização com respiradores – no hospital de campanha, que tem capacidade total para 100 leitos de enfermaria. Já o Hospital Eduardo Campos inicia as atividades com 10 vagas de UTI. O HEC ainda vai ativar nos próximos dias, dentro da programação de sua primeira etapa, um total de 58 leitos, sendo 30 de UTI. Ambos os serviços serão geridos pelo Hospital do Tricentenário e, ao todo, mais de 400 profissionais irão atuar nos equipamentos.

Comentários

Últimas notícias