As Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19, responsáveis por distribuir máscaras e levar informações sobre o novo coronavírus, aportam em onze novos lugares do Recife nesta semana. São 300 mil equipamentos sendo entregues desde o início do mês. Mais 500 mil foram encomendados pela prefeitura.
Nas estações, a população poderá lavar as mãos em pias móveis, receber as máscaras e ter orientações sobre a importância do distanciamento social e sobre saúde bucal; além de arboviroses. Os técnicos também estão à disposição para ensinar como usar os aplicativos gratuitos mantidos em Pernambuco em tempos de coronavírus: Dycovid (de monitoramento), Atende em Casa (teleatendimento) e o Movimenta Recife, que tem práticas de atividade física online e práticas integrativas. A iniciativa está em operação desde o dia 29 de junho, circulando pela cidade a cada semana.
» População vulnerável do Recife recebe cuidados de higiene nas estações itinerantes
» Veja mudanças previstas pelo plano de reabertura em Pernambuco nesta segunda (27)
Desta vez, as estruturas foram montadas na Praça Joana Bezerra (Coque), no Habitacional do Campo do Café (Linha do Tiro), no Mercado de Casa Amarela, na UR 7 (Várzea), na Praça Simão Borba (Areias), no Terminal Integrado Tancredo Neves (Imbiribeira), na Comunidade Alto José Bonifácio (Alto José Bonifácio) e no Terminal de Jordão Baixo. O funcionamento é de segunda (27) a sexta-feira (31), das 8h às 16h.
Ao mesmo tempo, equipes de saúde vão distribuir máscaras e kits de higiene (água sanitária, álcool em gel, sabão em barra, sabonete, pasta e escova de dente) a comunidades carentes da capital pernambucana. Dessa vez, a ação começa, nesta segunda, pelo Alto da Mata, no Córrego da Fortuna, em Sítio dos Pintos. Na terça (28), é a vez do Conjunto Habitacional Josué Pinto, no Brejo de Beberibe. Na quarta (29) e quinta (30), os agentes de saúde atendem as comunidades Chiclete, Bomboniere, Cajá e Ponte da Salvação, na Iputinga.
Além da entrega de materiais, os profissionais da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) também orientam as pessoas com sintomas gripais identificadas, para, se necessário, procurarem unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pessoas com suspeita de covid-19. O atendimento porta à porta teve início no último dia 6, com o objetivo de complementar o trabalho feito nas tendas fixas.
Comentários