reabertura gradual

Prefeitura do Recife faz vistoria em bares e restaurantes e reforça conscientização da população

Vigilância Sanitária, Dircon, Brigada Ambiental e Procon Recife já inspecionaram mais de 500 estabelecimentos alimentícios desde o último dia 20

JC
JC
Publicado em 31/07/2020 às 15:58
Notícia

ANDREA RÊGO BARROS/ARQUIVOPCR
Desde o último dia 20, mais de 60 profissionais da Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon), Vigilância Sanitária do Recife (Visa), Brigada Ambiental e Procon Recife realizaram mais de 500 ações de orientação e fiscalização em bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, padarias e outros estabelecimentos alimentícios que voltaram a poder permitir o consumo dos clientes dentro dos locais - FOTO: ANDREA RÊGO BARROS/ARQUIVOPCR
Leitura:

Desde que houve a flexibilização para reabertura parcial de bares, restaurantes e outro estabelecimento alimentícios no Recife, equipe da gestão municipal vêm realizações de conscientização para assegurar o cumprimento das regras de convivência com o coronavírus. Desde o último dia 20, mais de 60 profissionais da Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon), Vigilância Sanitária do Recife (Visa), Brigada Ambiental e Procon Recife realizaram cerca de 500 ações de orientação. As atividades neste sentido continuarão neste final de semana, com apoio da Polícia Militar.

>> Governo de Pernambuco anuncia dia 20 de julho para reabertura de bares e restaurantes

De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa, neste fim de semana, a Prefeitura vai priorizar a ida a estabelecimentos que foram alvo de denúncias ao longo dos últimos dias. “As principais queixas que temos recebido são de aglomeração e descumprimento de horário de fechamento dos restaurantes e sobretudo bares. Nossas equipes farão inspeções até mais tarde para tentar garantir que os estabelecimentos não estão passando das 20h”.

Em geral, a fiscalização conjunta têm verificado o cumprimento dos novos protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado, como o limite de atendimento presencial a até 50% da capacidade de lotação, o uso obrigatório de máscaras, a higienização dos ambientes, o encerramento das atividades às 20h e o distanciamento entre as mesas de grupos de clientes diferentes. A gerente-geral de Controle Urbano do Recife, Cândida Bonfim, ressaltou o papel de conscientização das vistorias. "As vistorias têm, acima de tudo, um papel de conscientização para os empresários e para a população, que têm um papel fundamental na continuidade da queda dos números da covid-19 no Recife."

>> Aulas presenciais em Pernambuco continuam suspensas até 15 de agosto

>> Primeiro fim de semana de reabertura de bares em Pernambuco é "teste a mais", diz secretário de Saúde

A Prefeitura do Recife também orienta os empresários a colocar, em local de grande visibilidade, cartazes contendo os protocolos que devem ser cumpridos pelos clientes. A presidente do Procon, Ana Paula Jardim, comentou que as normas devem ser respeitadas. “O distanciamento entre os clientes de mesas diferentes é muito importante, assim como o uso de máscara por todos dentro dos estabelecimentos. É imprescindível que as normas sejam respeitadas para que possamos avançar no Plano de Convivência com a Covid-19.”

>> Prefeitura do Recife inaugura 16ª Upinha da cidade na comunidade do Pilar

As regras atuais não permitem a realização de shows e apresentações musicais ao vivo e determinam que os bares e restaurantes que colocam música ambiente respeitem o limite de 35 decibéis. A secretária-executiva de Gestão da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Raquel Moraes, ressaltou que apenas um estabelecimento foi notificado. “Por enquanto, apenas um estabelecimento foi notificado pelos agentes da Brigada Ambiental por desrespeito a essa norma, o que é um bom sinal de cumprimento por parte do setor quanto à poluição sonora. Para garantir o sossego público, é importante que a população fique atenta e realize a denúncia em caso de descumprimento.”

Academias

Academias de ginástica e boxes de crossfit que também reabriram no último dia 20 estão sendo inspecionados de acordo com o cumprimento do novo protocolo, junto aos bares e restaurantes. A Vigilância Sanitária e o Procon Recife fizeram vistorias em mais de 70 academias de ginástica e boxes de crossfit, nos últimos dez dias. Não foi feita nenhuma interdição. A principal dificuldade relatada pelos proprietários de academia tem sido a resistência dos alunos ao uso de máscaras.

Quanto às regras de distanciamento, a Prefeitura do Recife observa se está sendo feita a limitação da quantidade de alunos que entram na academia, se estão obedecendo ao limite de um aluno a cada 10 metros quadrados, se estão espaçando os aparelhos de musculação, esteiras, bicicletas e outros para garantir o distanciamento de pelo menos 2 metros, entre outras normas. Quanto à higiene, os órgãos da PCR verificam, entre outros pontos, a disponibilização de recipientes com álcool a 70% e se os estabelecimentos estão fechando por meia hora, duas a três vezes por dia, durante o horário de funcionamento da academia, para limpeza e desinfecção dos ambientes.

>> Prefeitura do Recife irá recorrer decisão do TCE-PE de aplicar multa a secretário de Finanças

No total, a Visa Recife emitiu mais de 30 notificações com solicitações de instrumentos que comprovassem como estão controlando o acesso às academias, os registros de horários de higienização das salas e dos banheiros; como é feito o monitoramento para identificar se há trabalhadores e clientes com sintomas de covid-19, entre outros pontos. Já as irregularidades mais encontradas pelo Procon Recife foram máquinas sem isolamento e distanciamento adequado e alunos próximos um dos outros.

Denúncia de irregularidades

- Procon Recife: pelo e-mail procon@recife.pe.gov.br

- Vigilância Sanitária do Recife: 3355.1878

- Dircon: pelos e-mails centrooestedircon@gmail.com, suldircon@gmail.com ou nortedircon@gmail.com, de acordo com a localização do estabelecimento

- Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade: 0800.720.4444, de segunda a sexta, das 8h às 17h

 

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias