Após mais de três meses de paralisação, as academias de Pernambuco vão poder reabrir a partir da próximo dia 20 de julho, data da retomada da sexta etapa do Plano de Convivência do Estado. O anúncio da reabertura das atividades do setor foi feito pelo secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, na tarde desta quinta-feira, junto com a confirmação da retomada do futebol estadual, marcada para dia 19. Vale destacar, porém, que nesse primeiro momento haverá restrições e fiscalização para que tudo acontece com segurança.
O governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife em reunião com representantes da categoria - Associação Brasileira de Academias (Acad), Sindicato das Academias (Sindac) e Conselho Regional de Educação Física (Cref-PE) - elaboraram um protocolo com medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus. O documento oficial está sendo analisado e ainda será divulgado.
- 4 dicas para voltar a praticar exercícios durante pandemia da covid-19
- Corrida das Pontes do Recife adiada para dia 13 de dezembro
- Atividades com profissionais de educação física estão liberadas em parques, praças e na orla do Recife
- Aplicativo da prefeitura ganha conteúdos para retorno de atividades ao ar livre
- Profissionais de educação física e empresários protestam no Recife por reabertura de academias
- Educação física aumenta expectativa para retomada das academias em Pernambuco
- Profissionais opinam sobre retomada de academias em Pernambuco: "necessária"
Há uma série de regras que os estabelecimentos precisarão respeitar para funcionar. Entre as medidas estão uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, distanciamento entre aparelhos, limpeza reforçada dos ambientes e comunicação com funcionários, alunos e colaboradores.
A princípio, as academias e similares estavam previstos para abrir só na oitava etapa do Plano de Convivência de Pernambuco, ainda sem data definida. No entanto, o governo do Estado antecipou a retomada do setor para a sexta etapa levando em consideração o controle da pandemia da covid-19 na região.
Educação Física em Pernambuco
Pernambuco tem hoje 1.282 academias e 11.733 profissionais registrados no Cref-PE. São professores e personais trainers que atuam em academias, boxes de crossfit, clínicas, estúdios de pilates e similares. A presença de assessorias esportivas - para corrida e triatlo - também é forte no Estado. Há os profissionais que ministram aulas de exercícios funcionais de forma individual ou em grupo. Vale lembrar que parques, praias e calçadões já foram liberados pelo governo de Pernambuco e pela prefeitura do Recife para a realização dessas atividades. É necessário seguir o protocolo de combate ao novo coronavírus, respeitando o distanciamento social e uso de máscara obrigatório.
Comentários