covid-19

Veja setores que reabrem nesta segunda-feira (03) no Agreste e Sertão de Pernambuco

Municípios avançam etapas no Plano de Convivência com o Coronavírus

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/08/2020 às 21:04 | Atualizado em 02/08/2020 às 21:18
REPRODUÇÃO DE VÍDEO/TV JORNAL
Considerada capital do Agreste, Caruaru tem mais de 200 bares e restaurantes. Boa parte deles reabre nesta segunda (03) - FOTO: REPRODUÇÃO DE VÍDEO/TV JORNAL

Pernambuco se prepara para a retomada de mais setores da economia nesta segunda-feira (3). Agora, é a vez das cidades do Agreste do Estado, que compõem a Macrorregião de Saúde II, avançarem da fase 4 para a fase 6 do Plano de Convivência com o Coronavírus. Enquanto isso, os municípios da Macrorregião III, que representam parte do Sertão, entram na etapa 5.

Com isso, no Agreste, poderão reabrir academias de ginástica, comércio de veículos e locadoras, bares e restaurantes - entre 6h e 20h e com 50% da capacidade - e serviços de escritório com 50% da capacidade.

Já na Macrorregião III, cujas cidades-polo são Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, estará autorizado o funcionamento do serviços de escritório com 50% da capacidade, e das atividades comerciais de venda e aluguel de automóveis.

>> Área da Feira da Sulanca em Caruaru recebe fiscalização de quase 300 PMs para evitar aglomerações

>> Fiscalização notifica 42 bares e restaurantes do Recife por descumprir normas sanitárias

>> Nove estados e DF podem voltar às aulas nas escolas particulares; veja quais

Os municípios do Sertão do Vale de São Francisco e Araripe, que respondem à Macrorregião IV, próximos a Salgueiro, Petrolina e Araripina, continuam na Etapa 4.

O calendário foi apresentado em coletiva de imprensa do Governo do Estado na quinta-feira (30).

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach explicou que a reabertura foi liberada porque os indicadores do Agreste caíram e em parte do Sertão se mostraram estáveis. "Já nos locais onde ainda há uma tendência de crescimento nos indicadores monitorados, o Governo do Estado age mais uma vez com prudência e os mantém na mesma fase”, afirmou.

A Região Metropolitana do Recife (RMR) e as Matas Norte e Sul permanecem na Etapa 6 do Plano de Convivência.

O Governo estadual reforçou que o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco avalia continuamente os indicadores de saúde. "Número de casos registrados, óbitos e pressão sobre a rede hospitalar são fatores fundamentais para o planejamento de combate à pandemia. A implantação de medidas restritivas específicas e a possibilidade de recuo das regiões na retomada das atividades econômicas são permitidas por meio dessa análise semanal", informou.

Veja os municípios contemplados

Macrorregião II - Agrestina, Altinho, Caruaru, Cupira, Ibirajuba, Jurema, Panelas, Riacho das Almas e São Caitano, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Gravatá, Sairé e São Joaquim do Monte, Alagoinha, Belo Jardim, Cachoeirinha, Pesqueira, Poção, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó, Brejo da Madre de Deus, Frei Miguelinho, Jataúba, Santa Maria do Cambucá, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes, Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Calçado, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha 

Macrorregião III - Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Manari, Pedra, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa, Inajá, Jatobá, Petrolândia, Tacaratu, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Solidão, Santa Terezinha, São Jose do Egito, Tabira e Tuparetama, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.

Sem novidades para a Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata

Os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e das Matas Norte e Sul prosseguem na fase 6 do Plano de Convivência. Na última segunda-feira (27), o Governo de Pernambuco ampliou o horário de funcionamento funcionamento dos shopping centers, das 12h às 20h para as 10h às 20h, na Macrorregião de Saúde I, que contempla o Grande Recife.

O que ainda não pode reabrir em Pernambuco?

    • Feira e Polo de Confecção;
    • Eventos esportivos com público;
    • Serviço público;
    • Museus, cinemas, teatro, apresentações culturais;
    • Aulas presenciais.

Comentários

Últimas notícias