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Urbana-PE propõe mudança no horários de comércio e serviços para evitar aglomerações em ônibus

Documento foi entregue à secretaria de Planejamento Econômico de Pernambuco

JC
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Publicado em 03/08/2020 às 11:43 | Atualizado em 04/08/2020 às 13:09
JAILTON JÚNIOR/JC ONLINE
O objetivo da medida é desafogar o transporte público nos horários considerados de pico. - FOTO: JAILTON JÚNIOR/JC ONLINE

Com informações da TV Jornal

Para diminuir as aglomerações nos ônibus, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) elaborou uma proposta de novos horários de funcionamento para comércios e serviços, baseado na capacidade da oferta do transporte público no Grande Recife. O documento, feito a partir de resultado de pesquisa do sindicato, foi entregue na semana passada ao Governo de Pernambuco e deverá ser discutido nesta semana com as partes e demais setores envolvidos.

O objetivo da medida é desafogar o transporte público nos horários considerados de pico. Em entrevista à TV Jornal, o diretor de Inovação da Urbana, Marcelo Bandeira de Melo, falou que, mesmo com a volta de algumas atividades econômicas, o número de passageiros que utilizam o transporte público ainda está baixo. Houve uma redução de quase 60% na demanda, o que segundo ele, não é suficiente para pagar os custos do serviço.

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Ele explica que, na maior parte do dia, os ônibus circulam praticamente vazios. Já no horários entre 5h e 7h e entre 17h e 18h, a quantidade de passageiros aumenta.

 

REPRODUÇÃO/ URBANA-PE
Gráfico mostra número de passageiros transportados por ônibus ao longo do dia - REPRODUÇÃO/ URBANA-PE

 

"A concentração de passageiros no horário de picos ocorria mesmo antes da pandemia. O que acontece é que, agora, com a necessidade do maior distanciamento social, nós precisamos criar alternativas que possibilitem uma menor ocupação dos veículos", falou Bandeira, ao JC.

"A nossa ideia é achatar a curva da demanda do transporte. Ou seja: fazer com que a demanda se distribua de forma mais homogênea."

A Urbana cita que, antes da pandemia, aproximadamente 46% da demanda nos ônibus se concentrava nos horários de picos. Agora, após a reativação de alguns setores, essa concentração aumentou para 49%. Em relação à frota, Bandeira informou que 70% dos carros estão nas ruas. "Já há um descompasso da receita e custo", pontuou. Nesse sentido, a redistribuição da demanda poderá equilibrar os gastos das empresas de ônibus.

Questionado se os veículos usados no período entre-pico poderiam ser reaproveitados nas horas de alta demanda, Bandeira respondeu que não. "Porque é o mesmo veículo que roda de manhã e de tarde. Temos a frota máxima pela manhã, depois tem repouso, e a frota máxima volta de novo à tarde", disse. "Para aumentar a quantidade de carros, precisaríamos aumentar para além dos 70%, o que não queremos, por conta do custo."

O que o trabalhador poderá esperar?

Na pesquisa, o sindicato usou um modelo matemático para calcular a capacidade de ocupação e estimativa de quantos empregados fazem parte de cada setor.

Caso seja aprovada, a mudança vai alterar a operação de diversos setores, como a construção civil, bancos, clínicas médicas e o comércio. A ideia da Urbana é que, com o escalonamento, os usuários utilizem o transporte público em horas diferentes, evitando a concentração de pessoas.

"Dependendo do setor, se um horário se encerrava às 18h, é possível que passe a encerrar às 19h. Aquele que começava às 7h, pode passar a começar às 8h. É esse tipo de mudança", exemplificou.

E o empresário?

De acordo com Marcelo Bandeira, uma reunião com os setores envolvidos - como comércio, industria, construção civil, serviços - deverá acontecer ao longo desta semana. "Nós pretendemos fazer discussões, para que (as mudanças) não aconteçam de forma impositiva, mas em consenso".

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos Lojistas do Comercio de Bens e Serviços do Recife (Sindilojas) garantiram estarem abertos a propostas.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) informou que recebeu a solicitação da Urbana-PE sobre o pedido de escalonamento de horários e confirmou que tema será discutido novamente, com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A pasta ainda respondeu que o Governo de Pernambuco já vem debatendo com representantes de variados segmentos o escalonamento de horários de funcionamento. "Essa medida que já foi iniciada, na prática, tem, entre outros objetivos, o de reduzir a pressão sobre o transporte público, sobretudo nos horários de pico", falou, em nota.

A Seduh detalhou o horário de funcionamento de alguns setores que foram alterados desde o início da pandemia:

  • "Comércio varejista não essencial fora de centro comercial ou shopping center com até 200 m² - horário de 09:00 às 18:00 (Portaria Conjunta SES/SDEC 010/2020)
  • Comércio atacadista – 09:00 às 18:00 (Portaria Conjunta SES/SDEC 006/2020)
  • Open malls - 12:00 às 20:00 (Portaria Conjunta SES/SDEC 012/2020)
  • Galerias - 09:00 às 18:00 (Portaria Conjunta SES/SDEC 012/2020)
  • Shopping center, Centros Comerciais e Praças de Alimentação - 12:00 às 20:00 (Portaria Conjunta SES/SDEC 016/2020), posteriormente horário passou para 10h às 20h."
REPRODUÇÃO/ URBANA-PE
Gráfico mostra número de passageiros transportados por ônibus ao longo do dia - FOTO:REPRODUÇÃO/ URBANA-PE

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