SOLIDARIEDADE

Associação cria 'Mercadinho Solidário' para ajudar famílias carentes em Santo Amaro, no Recife

Foi feito um censo para identificar as famílias. No momento, 80 estão inscritas

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 12/08/2020 às 15:36 | Atualizado em 12/08/2020 às 16:07
COMUNICAÇÃO OÁSIS DA LIBERDADE/DIVULGAÇÃO
Ao todo, 302 pessoas serão beneficiadas - FOTO: COMUNICAÇÃO OÁSIS DA LIBERDADE/DIVULGAÇÃO

Como forma de ajudar famílias carentes no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, durante a pandemia do novo coronavírus, a Associação Oásis da Liberdade criou um 'Mercadinho Solidário'. A iniciativa consiste na disponibilização de um cartão de crédito fictício no qual as pessoas podem 'comprar' alimentos e itens de limpeza sem pagar nada.

Segundo explicou a coordenadora geral da associação, Adriana Eustáquio, o cartão de crédito foi pensado para que as pessoas pudessem ter a sensação de estar adquirindo algo. "Nós quisemos trabalhar a questão da dignidade. Porque, às vezes, a pessoa que recebe aquela cesta ficam meio constrangidas. Então nós trabalhamos com o cartão porque é como se elas estivessem comprando mesmo", contou.

"É uma coisa bem linda, bem gratificante de ver. Teve uma cena que me chamou a atenção, uma criança de cinco anos quando ela entrou no mercadinho os olhos dela pareciam que ela estava entrando num parque de diversões. O que para a gente é natural, para quem passa necessidade, não é", relatou a coordenadora geral.

Adriana ainda disse que, a quantidade de itens adquiridos vai depender da quantidade de pessoas que moram numa mesma casa. "Nós fazemos um cálculo. Por exemplo, uma família com quatro pessoas tem direito a 15 itens. E aí eles vão lá e pegam", explicou. A compra é feita mensalmente e teve início na semana passada. Até esta quarta-feira (12), 65 famílias já foram beneficiadas, mas, ao todo, 80 têm direito, totalizando 302 pessoas atendidas. Além do mercadinho, nas próximas semanas haverá a implementação de cursos de qualificação profissional.

Como ajudar o projeto

O projeto, que começou em agosto, irá se estender até dezembro. Para isso, a coordenadora-geral pede a contribuição das pessoas, doando alimentos ou dinheiro. As doações de alimentos ou itens de limpeza podem ser feitas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 17h, no núcleo do Oásis, que fica localizado na Avenida Jaime da Fonte, n° 123, em Santo Amaro, ou aos domingos no Marco Zero, no Centro do Recife. Além disso, quem se interessar, pode contribuir em dinheiro. A conta disponível é a 17858-6, agência 3612, Banco do Brasil.

"Nossa expectativa é que as pessoas tenham a visão solidária, e que a gente consiga mais parceiros, mais empresas, mais pessoas físicas. Às vezes, um quilo de alimento pode parecer pouco, mas ele faz a diferença", completou Adriana.

Comentários

Últimas notícias