Como forma de ajudar famílias carentes no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, durante a pandemia do novo coronavírus, a Associação Oásis da Liberdade criou um 'Mercadinho Solidário'. A iniciativa consiste na disponibilização de um cartão de crédito fictício no qual as pessoas podem 'comprar' alimentos e itens de limpeza sem pagar nada.
Segundo explicou a coordenadora geral da associação, Adriana Eustáquio, o cartão de crédito foi pensado para que as pessoas pudessem ter a sensação de estar adquirindo algo. "Nós quisemos trabalhar a questão da dignidade. Porque, às vezes, a pessoa que recebe aquela cesta ficam meio constrangidas. Então nós trabalhamos com o cartão porque é como se elas estivessem comprando mesmo", contou.
- Hospital do Câncer de Pernambuco recebe doação de milhos cultivados por detentos no Agreste
- Sancionada lei que permite doação de refeições não vendidas
- Shopping Guararapes recebe ponto de coleta de doação de sangue do Hemope
- Aprovados no concurso da Polícia Militar de Pernambuco fazem doação de sangue coletiva
"É uma coisa bem linda, bem gratificante de ver. Teve uma cena que me chamou a atenção, uma criança de cinco anos quando ela entrou no mercadinho os olhos dela pareciam que ela estava entrando num parque de diversões. O que para a gente é natural, para quem passa necessidade, não é", relatou a coordenadora geral.
Adriana ainda disse que, a quantidade de itens adquiridos vai depender da quantidade de pessoas que moram numa mesma casa. "Nós fazemos um cálculo. Por exemplo, uma família com quatro pessoas tem direito a 15 itens. E aí eles vão lá e pegam", explicou. A compra é feita mensalmente e teve início na semana passada. Até esta quarta-feira (12), 65 famílias já foram beneficiadas, mas, ao todo, 80 têm direito, totalizando 302 pessoas atendidas. Além do mercadinho, nas próximas semanas haverá a implementação de cursos de qualificação profissional.
Como ajudar o projeto
O projeto, que começou em agosto, irá se estender até dezembro. Para isso, a coordenadora-geral pede a contribuição das pessoas, doando alimentos ou dinheiro. As doações de alimentos ou itens de limpeza podem ser feitas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 17h, no núcleo do Oásis, que fica localizado na Avenida Jaime da Fonte, n° 123, em Santo Amaro, ou aos domingos no Marco Zero, no Centro do Recife. Além disso, quem se interessar, pode contribuir em dinheiro. A conta disponível é a 17858-6, agência 3612, Banco do Brasil.
"Nossa expectativa é que as pessoas tenham a visão solidária, e que a gente consiga mais parceiros, mais empresas, mais pessoas físicas. Às vezes, um quilo de alimento pode parecer pouco, mas ele faz a diferença", completou Adriana.
Comentários