SEM LUZ

Apagão afeta diversos bairros do Grande Recife

A falta de energia foi causa da por uma baixa de tensão em um importante sistema da Chesf

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/08/2020 às 22:50 | Atualizado em 31/08/2020 às 14:30
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Apagão no Grande Recife nesta quinta-feira (13) - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Atualizada à 0h37

Diversos bairros da Região Metropolitana do Recife ficaram às escuras por cerca de 1h na noite desta quinta-feira (13). A falta de energia foi causa da por uma baixa de tensão em um importante sistema da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Os relatos de falta de energia surgiram de, praticamente, todos os bairros da capital pernambucana e localidades isoladas em Olinda, Paulista e Jaboatão.

>> Veja os memes que rolaram na internet por causa do apagão

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Apagão no Recife - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Boa Viagem - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
TRANSTORNO Boa Viagem foi um dos bairros que ficaram às escuras - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Boa Viagem - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Centro do Recife - BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Apagão no Grande Recife nesta quinta-feira (13) - BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Nas redes sociais do Jornal do Commercio, diversos internautas relataram o apagão. No Recife, por exemplo, faltou luz nos bairros de Campo Grande, Encruzilhada, Areias, 
Imbiribeira, Boa Viagem, Madalena, Casa Forte, Derby, Tamarineira, Torre, Recife Antigo, Boa Vista, Santo Amaro, Graças, Macaxeira, Cordeiro, Jardim São Paulo, entre outros. Já no subúrbio na parte Norte da cidade, como Água Fria, Fundão, Cajueiro e Porto da Madeira, no entanto, não houve relatos de queda de energia.

 

Em Olinda, alguns dos relatos do apagão desta quinta-feira foram em Casa Caiada, Bom Sucesso, Alto da Sé, Rio Doce, Jardim Atlântico, Maranguape 0 e 2, Casa Caiada, Bairro Novo e outros. Nos municípios de Camaragibe, São Lourenço da Mata e Paulista também houve falta de luz, segundo comentários nas nossas páginas nas redes sociais.

Os usuários também informaram que, além da falta de energia elétrica, as redes de telefonia celular e internet móvel ficaram instáveis, deixando algumas pessoas incomunicáveis durante o apagão.

O que causou o apagão

Em nota, a Chesf informou que ocorreu um defeito na subestação Recife II, localizada em Jaboatão dos Guararapes e, em consequência, foram desligadas as subestações Bongi e Joairam, instaladas Recife, e Mirueira, em Paulista. A falha foi detectada às 22h18, interrompendo o fornecimento de energia para parte da Região Metropolitana do Recife. "Imediatamente foram tomadas as providências para restabelecer o fornecimento de energia, tendo a normalização ocorrido às 22h58".

A nota da companhia relata que não houve danos materiais e que "as equipes técnicas estão analisando a causa dos desligamentos". Em entrevista ao JC, o diretor de operações da Chesf, João Henrique Franklin, confirmou que as três subestações afetadas abastecem o município de Paulista, parte de Olinda e Jaboatão, além de toda Zona Norte do Recife e parte da Zona Sul da capital, como o bairro de Boa Viagem. Segundo ele, ainda não informações do que possa ter causado o desligamento.

O diretor da Chesf disse ainda que é difícil quantificar quantos lares foram afetados pelo desligamento, informação que poderia ser repassada pela fornecedora de energia, a Celpe. No entanto, a Companhia Energética de Pernambuco não conseguiu responder, até a publicação desta matéria, a extensão exata do apagão por ter se tratado de um blackout parcial.

 

Veja a reação dos internautas

 

 

 

 


Comentários

Últimas notícias