Humor

Recifense brinca até com apagão; veja memes que agitaram a internet durante a falta de energia

Durante cerca de 1 hora, boa parte do Grande Recife ficou às escuras nessa quinta-feira (13)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/08/2020 às 0:31 | Atualizado em 14/08/2020 às 0:34
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Centro do Recife - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Se você mora no Grande Recife e não acompanhou a partida do Sport (que perdeu pro Vasco), mas mesmo assim ficou acordado até tarde nessa quinta-feira (13), com certeza presenciou um apagão que deixou tudo num verdadeiro "breu". Por cerca de 1 hora, ruas e avenidas ficaram numa completa escuridão. E claro que, num instante, os recifenses brincaram com a própria situação e fizeram chover memes na internet. No Twitter, por exemplo, os termos "Recife", "#apagão" e "voltou" ficaram entre os assuntos mais comentados na rede social.

>> Apagão afeta diversos bairros no Grande Recife

>> Veja imagens do apagão

Os usuários também informaram que, além da falta de energia elétrica, as redes de telefonia celular e internet móvel ficaraminstáveis, deixando algumas pessoas incomunicáveis durante o apagão. A falta de energia foi causa da por uma baixa de tensão em um importante sistema da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Os relatos de falta de energia surgiram de, praticamente, todos os bairros da capital pernambucana e localidades isoladas em Olinda, Paulista e Jaboatão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que causou o apagão

Em nota, a Chesf informou que ocorreu um defeito na subestação Recife II, localizada em Jaboatão dos Guararapes e, em consequência, foram desligadas as subestações Bongi e Joairam, instaladas Recife, e Mirueira, em Paulista. A falha foi detectada às 22h18, interrompendo o fornecimento de energia para parte da Região Metropolitana do Recife. "Imediatamente foram tomadas as providências para restabelecer o fornecimento de energia, tendo a normalização ocorrido às 22h58".

A nota da companhia relata que não houve danos materiais e que "as equipes técnicas estão analisando a causa dos desligamentos". Em entrevista ao JC, o diretor de operações da Chesf, João Henrique Franklin, confirmou que as três subestações afetadas abastecem o município de Paulista, parte de Olinda e Jaboatão, além de toda Zona Norte do Recife e parte da Zona Sul da capital, como o bairro de Boa Viagem. Segundo ele, ainda não informações do que possa ter causado o desligamento.

O diretor da Chesf disse ainda que é difícil quantificar quantos lares foram afetados pelo desligamento, informação que poderia ser repassada pela fornecedora de energia, a Celpe. No entanto, a Companhia Energética de Pernambuco não conseguiu responder, até a publicação desta reportagem, a extensão exata do apagão por ter se tratado de um blackout parcial.

Comentários

Últimas notícias