TESTAGEM

Saiba onde fazer gratuitamente o teste para a covid-19 no Grande Recife

A testagem em Pernambuco foi universalizada há pouco mais de um mês e pessoas com sintomas gripais também podem fazer o teste

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 21/08/2020 às 16:55 | Atualizado em 28/09/2020 às 13:58
DIVULGAÇÃO
Com 24 unidades de saúde realizando a testagem para a covid-19, o Recife é a cidade que tem mais opções. - FOTO: DIVULGAÇÃO

Há pouco mais de um mês o governo de Pernambuco anunciou a universalização dos teste da covid-19 no Estado. Ou seja, todas as pessoas com sintomas gripais poderão ser testadas para saber se foram ou não infectadas pelo novo coronavírus - antes eram testados apenas os pacientes que apresentassem sintomas graves. 

>> Número de testes de coronavírus disponíveis em Pernambuco é incerto; sobram testes no Recife 

>> ANS inclui teste sorológico de coronavírus na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde

>> Com indicadores em queda há 80 dias, Recife representa apenas 16% dos casos de coronavírus de Pernambuco em julho

Com acesso a uma maior quantidade de testes, Pernambuco disponibiliza o atendimento para a testagem gratuita em várias cidades. Na Região Metropolitana, é possível fazer os exames no Recife, em Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca, por exemplo. 

Onde fazer os testes gratuitamente

Recife

O Recife é a cidade com maior número de unidades realizando a testagem. Para ter acesso a este serviço, o recifense deve, preferencialmente, acessar o Atende em Casa, serviço de assistência virtual às pessoas com suspeita de covid-19, disponível como aplicativo para Android e iOS ou site. Nele, é possível agendar o local, data e horário do exame, de acordo com a disponibilidade. 

São 20 unidades de referência da Atenção Básica para atendimento a pacientes com suspeita de covid-19. O paciente só deve se dirigir até a unidade de testagem escolhida no dia e horário agendados. Caso ele tenha sinais de alerta de gravidade, os médicos e enfermeiros que fazem a teleorientação pelo Atende em Casa também podem sugerir que ele procure logo uma das unidades para uma consulta.

As policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, e Barros Lima, em Casa Amarela, ambas Zona Norte; Arnaldo Marques, no bairro do Ibura, na Zona Sul; e Agamenon Magalhães, em Afogados, na Zona Oeste; também estão realizando os testes nos pacientes com suspeita de covid-19 atendidos nas emergências (serviço de pronto atendimento).

Olinda

Em Olinda, a testagem é feita de forma gratuita no Centro de Referência Casos Leves, na Policlínica Barros Barreto, localizada na Praça do Carmo. O atendimento é feito das 8h às 17h e não precisa de agendamente. Basta ir ao local passar pela triagem. 

Centro de convenções

O serviço é voltado para pessoas com sintomas da doença – leves ou graves –, e para aquelas que tiveram contato domiciliar com casos confirmados do novo coronavírus, apresentando ou não sintomas. Os atendimentos são realizados todos os dias da semana, das 8h às 17h, por demanda espontânea. Ou seja, não é preciso fazer marcação.

São oferecidas duas opções: o teste rápido, que sai em até 15 minutos após a coleta, e o exame molecular RT-PCR, cujo resultado é enviado por e-mail ou disponibilizado no local para retirada em até 72 horas

Endereço: Avenida Professor Andrade Bezerra, S/N, Salgadinho

Camaragibe

Na tarde desta sexta-feira (21), o município de Camaragibe iniciou, às 16h, uma ação de testagem, no Parque Maria Amazonas, localizado na entrada do município. Trata-se de testes rápidos e qualquer pessoa adulta, apresentando sintomas ou não, pode se dirigir ao local portando documento de identificação para fazer o teste.

Segundo a prefeitura, serão ofertados cerca de 200 testes nesta ação e não há horário previsto para encerramento da ação. A prefeitura não informou qual será o procedimento adotado para possíveis diagnósticos positivos. 

Jaboatão dos Guararapes

Os moradores de Jaboatão dos Guararapes podem encontrar os testes gratuitamente em três policlínicas w 16 Unidades de Saúde da Família (USF), mas também é preciso agendar antes. O agendamento deve ser feito por meio do número 99975-1640, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.

As policlínicas Manoel Calheiros, em Prazeres, Carneiro Lins, no Curado e Mariinha Melo, em Vila Rica, realizam o teste do tipo RT-PCR para pessoas com sintomas ou que irão se submeter a procedimentos cirúrgicos. Nas USF e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) estão disponíveis os testes rápidos para pessoas que tiveram sintomas e que cumpriram a quarentena. 

Ipojuca

O município de Ipojuca está realizando testagens do tipo RT-PCR. Para fazer o teste, é necessário entrar em contato com o Plantão Coronavírus, números disponibilizados pelo município para uma espécie de triagem. O cidadão deve ligar para o 99467-8194 (também disponível pelo WhatsApp) ou 0800 281 5161, que funciona todos os dias das 7h às 19h, e agendar o teste que é feito no Laboratório Municipal de Ipojuca, no centro da cidade. 

 

 

Comentários

Últimas notícias