covid-19

Com indicadores em queda há 80 dias, Recife representa apenas 16% dos casos de coronavírus de Pernambuco em julho

A cidade já chegou a ser responsável, em abril, por 54% dos casos do Estado

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 03/08/2020 às 11:41 | Atualizado em 03/08/2020 às 12:03
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Movimentação nas ruas do centro do Recife durante a pandemia do coronavírus - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Os indicadores da covid-19 no Recife continuam em tendência de queda há 80 dias. Em julho, Recife foi responsável por apenas 16% de todos os novos casos de Pernambuco. A cidade já chegou a ser responsável, em abril, por 54% dos casos do Estado. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio na manhã desta segunda-feira (3), juntamente com o anúncio de que a Prefeitura do Recife começou a promover ações voltadas ao grupo de risco da covid-19.

“Nós chegamos a 80 dias de tendência de redução da contaminação por covid em nossa cidade. Eu quero agradecer a todos que estão empenhados na prevenção. No mês de abril, 54% dos casos de coronavírus em Pernambuco eram do Recife. A gente fechou este mês de julho com apenas 16% dos casos de todo o Estado”, destacou o prefeito. 

Grupo de risco

"A pandemia não acabou. É muito importante intensificar a prevenção, com a limpeza das mãos e uso do álcool a 70%, uso da máscara e também o distanciamento social. Neste mês de agosto, estamos fazendo uma campanha de prevenção e orientação com foco nas pessoas dos grupos de risco”, reforçou.

Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura do Recife está promovendo ações educativas voltadas às pessoas idosas, obesas, transplantadas, diabéticas e com outras doenças que as tornem mais suscetíveis a complicações em caso de contaminação pelo novo coronavírus. A ação começou hoje no bairro de San Martin e na primeira semana será focada no Distrito Sanitáirio V.

Segundo a prefeitura, os agentes comunitários de saúde e demais profissionais da Atenção Básica intensificaram as visitas domiciliares, nas áreas cobertas pela Estratégia de Saúde da Família, e distribuirão máscaras para esse público. As orientações específicas estão compondo material informativo que está sendo distribuído para essa população de forma impressa e também em campanha de redes sociais. Para ajudar a mapear público-alvo, estão sendo utilizados os cadastros das equipes de saúde da família e também das informações colhidas pelos ACS durante as visitas, entre outras fontes de informação.

Casos em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou nesta segunda-feira (03) mais 431 casos do novo coronavírus em Pernambuco nas últimas 24 horas. Além disso, também foram confirmadas laboratorialmente 35 novas mortes em decorrência da doença. Agora, o Estado totaliza 98.401 casos de pessoas infectadas, desde o início da pandemia, com 6.669 vidas perdidas.

Entre os casos confirmados nesta segunda, 81 (19%) são considerados graves que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enquanto 350 casos (81%) são considerados leves, ou seja, os pacientes não precisaram ser internados em unidades hospitalares, estão na fase final da doença ou já curados. Do total de casos, 23.812 se enquadram como graves e 74.589 leves.

Já em relação aos óbitos confirmados nas últimas 24 horas, 16 (46%) ocorreram nos últimos três dias, sendo seis mortes registradas no domingo (02), oito no sábado (1º) e duas na sexta-feira (31). Os outros 19 óbitos (54%) ocorreram entre os dias 12 de junho e 30 de julho.

Comentários

Últimas notícias