prevenção

Clube Atlântico, em Olinda, acolhe pessoas em situação de rua durante pandemia de coronavírus

O Espaço de Acolhimento Institucional Emergencial irá funcionar por 90 dias

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 21/08/2020 às 16:06 | Atualizado em 21/08/2020 às 16:19
THIAGO BUNZEN/DIVULGAÇÃO
Para ser encaminhado ao espaço, é preciso passar por uma triagem através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) - FOTO: THIAGO BUNZEN/DIVULGAÇÃO

O Clube Atlântico, localizado em Olinda, no Grande Recife, passou a receber, a partir desta sexta-feira (21), pessoas em situação de rua. O objetivo é evitar que elas sejam infectadas pelo novo coronavírus por meio de medidas preventivas. No local, foi montado um Espaço de Acolhimento Institucional Emergencial, que irá funcionar por 90 dias.

Em uma ação da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, a estrutura, que irá atender um grupo de 40 de pessoas, funciona 24 horas, durante todos os dias da semana. Para ser encaminhado ao espaço, é preciso passar por uma triagem através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) localizado na Rua Professor José Cândido Pessoa, 1343, em Bairro Novo.

Para atender as pessoas, o pavilhão foi divido em três áreas de repouso: o dormitório feminino, o masculino e o familiar, que irá abrigar mães que estiverem com seus filhos menores de idade. A estrutura também conta com lavanderia, além de banheiros e chuveiros adaptados para a situação. Segundo a Prefeitura de Olinda, o ambiente passou por uma sanitização e dedetização, antes de abrir as portas. 

THIAGO BUNZEN/DIVULGAÇÃO
. - THIAGO BUNZEN/DIVULGAÇÃO
THIAGO BUNZEN/DIVULGAÇÃO
Para ser encaminhado ao espaço, é preciso passar por uma triagem através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) - THIAGO BUNZEN/DIVULGAÇÃO
THIAGO BUNZEN/DIVULGAÇÃO
. - THIAGO BUNZEN/DIVULGAÇÃO
THIAGO BUNZEN/DIVULGAÇÃO
. - THIAGO BUNZEN/DIVULGAÇÃO

As pessoas acolhidas com interesse em ter uma estadia também produtiva, poderão fazer oficinas e capacitação profissional. Além disso, eles também serão acompanhados por assistentes sociais, psicólogos, e coordenadores.  A equipe do espaço ainda conta com vigias e auxiliares de serviços gerais.

Coronavírus em Olinda

Segundo boletim epidemiológico emitido nessa quinta-feira (20), Olinda tem 5.525 casos confirmados de pessoas infectadas pela covid-19, com 458 vidas perdidas. O número de recuperados da doença é 4.643.

Até essa quinta, o bairro de Rio Doce, foi o que registrou maior número de casos e mortes, desde o início da pandemia, com 770 infecções e 58 óbitos.

Segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (21) pela Secretaria de Saúde de Pernambuco existem, ao todo, 117.431 pessoas infectadas pelo vírus no Estado, e 7.335 vidas perdidas, desde o início da pandemia. 

 

Comentários

Últimas notícias