CAPACITAÇÃO

Oficina capacita moradores de Olinda para a preservação do patrimônio histórico

Segundo a prefeitura, a iniciativa se deu pela parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 25/08/2020 às 17:33 | Atualizado em 25/08/2020 às 17:41
DIVULGAÇÃO
A oficina foi realizada na manhã desta terça-feira (25). - FOTO: DIVULGAÇÃO

A prefeitura de Olinda realizou, nesta terça-feira (25), uma oficina para capacitar moradores da cidade para a preservação do patrimônio histórico. O encontro aconteceu no anexo da Igreja do Rosário, durante a manhã, e contou com a apresentação de como será realizado o trabalho e como se dará a participação do morador, além de noções de educação patrimonial. 

Segundo a prefeitura, a iniciativa se deu pela parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, com o objetivo de realizar a Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) na Barreira do Rosário.  

No projeto, os moradores serão orientados para o acesso a linhas de crédito para aquisição de materiais de construção. O interessado viabiliza os recursos, enquanto o poder público oferece a mão de obra para a execução dos serviços.

A secretária executiva de Patrimônio de Olinda, Ana Cláudia Fonseca, explicou que a falta de condições financeiras para contratação de arquiteto para elaboração de projetos é o argumento frequente dos moradores autuados por execução de construções irregulares, principalmente no Sítio Histórico de Olinda. “Então estamos trabalhando para atender essa demanda e permitir que as melhorias sejam realizadas, preservando as características dos imóveis e da paisagem", afirmou.

Cerca de 30 residências foram selecionadas para serem beneficiadas com projetos completos de arquitetura, através de visitas às ruas atendidas pela ação e mobilização porta a porta.

Comentários

Últimas notícias