POLÍCIA

Operação mira suspeitos de envolvimento em tráfico de drogas e homicídios no Recife

A operação está sendo realizada no âmbito da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), atuando em toda a Capital e Região Metropolitana do Recife

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 26/08/2020 às 10:53 | Atualizado em 27/08/2020 às 11:40
REPRODUÇÃO
Imagem ilustrativa | A operação acontece nesta quinta-feira (14) - FOTO: REPRODUÇÃO

Atualizada às 10h45 do dia 27 de agosto

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, nesta quarta-feira, 26, a operação Impacto VII, com o objetivo de cumprir 7 mandados de prisão e realizar prisões em flagrante delito, visando, principalmente, reprimir o tráfico de drogas, homicídios, roubos e porte ilegal de armas de fogo no Recife. No final da operação, no entanto, foram realizadas 31 prisões e diversas apreensões de drogas, armas e dinheiro.

Na quinta-feira (27), a PC divulgou, por meio de coletiva de imprensa, que foram feitas 31 prisões, sendo oito mandados de prisão cumpridos (1 por tráfico de drogas; 2 por latrocínio; 4 por roubo e 1 por estupro), 23 autuações em flagrante (20 por tráfico de drogas; 01 por furto e 02 por porte e posse de arma de fogo).

Foram apreendidos 10kg de maconha e mais 680 invólucros da mesma droga; 63g de haxixe; 0,469g de cocaína; 114 pedras de crack; quatro revólveres calibre 38; cinco balanças de precisão; R$ 6.782 em espécie; três camisas da Policia Civil; embalagens diversas para acondicionar drogas; entre outros materiais.

A operação foi realizada no âmbito da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), atuando em toda a Capital e Região Metropolitana do Recife.

Cumprimento de mandados

Por assaltos

Um dos presos foi um homem de 18 anos, autor de assaltos na Estação Coqueiral. Ele foi localizado por policiais civis da 23ª Delegacia Circunscricional (Cavaleiro), coordenados pelo Delegado de Polícia Magnno Feitosa, em pelo menos dois dias diferentes, sendo um deles no último 20 de agosto.

No final da noite deste dia, foi apresentada uma Representação pela Decretação da Prisão Preventiva do homem, que confessou a prática delitiva, havendo expedição de mandado pela Juíza Paula Maria Malta Teixeira do Rego, após parecer do Promotor Hodir Flávio Guerra Leitão de Melo, os quais atuaram em sede de plantão.

"Este homem costumava praticar roubos com emprego de arma de fogo nas regiões da circunscrição de Cavaleiro e de Jardim São Paulo, preferencialmente no interior das estações de metrô. Ele costumava subtrair aparelhos celulares pela manhã. O inquérito no qual instruímos e apresentamos pela prisão preventiva, ocorreu por volta das 7h da manhã na rampa de acesso ao metrô", disse o delegado Magnno Feitosa.

O delegado explica, ainda, que a corporação recebeu a informação inicial de que ele havia buscado abrigo na casa de um traficante de drogas localizada no bairro de Caetés III, em Abreu e Lima, para integrar um grupo de traficantes que atua na região. "Dante dessas informações, entramos em contato com a 27ª circunscrição, da delegada Natalia de Souza, que realizou diligencias, junto à PM identificou a casa. No interior da residencia estava este homem, mais dois, um deles traficante que atua em Abreu e Lima, um revolver calibre 38 e uma expressiva quantidade de drogas".

O imputado foi submetido a exame de copo de delito e recolhido para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (COTEL), onde permanecerá a disposição do Poder Judiciário.

Por tráfico, roubo e homicídios

Outras duas pessoas foram capturadas em flagrante delito no bairro de Capibaribe, em São Lourenço da Mata, pela equipe da 38ª Circunscrição, em ação conjunta com a equipe da 10ª Delegacia de Homicídios (DPH) de São Lourenço da Mata.

A equipe da 38ª Circunscrição investigava diversos crimes praticados por um grupo no bairro, entre eles: tráfico e roubo, ao passo que a 10ª DPH investigava o mesmo grupo pela prática de homicídios, e as investigações cruzaram.

"De antemão, a equipe de São Lourenço, com a apoio da 10ª delegacia de homicídios, já tinham ido atrás deles no sábado passado, não os encontraram. Ontem, eles foram encontrados em uma residencia na rua Vitória", contou o delegado Paulo Gondim.

As investigações apontam que o grupo, além do tráfico, utilizava um automóvel com as placas apreendidas para praticar roubos com restrição de liberdade nas proximidades da Arena Pernambuco e o homicídio de Roberto Vieira da Silva, praticado em 21 de agosto deste ano, sendo reconhecidos por várias vítimas e testemunhas até o momento. 

Com eles, foram capturados aproximadamente 2kg de maconha; 130 invólucros da mesma droga;  R$5.571,00; duas placas de veículo QYI6G37; uma balaclava e uma motocicleta com chassi adulterado
em uma casa em Capibaribe.

O delegado Paulo Godim afirma que a dupla indicou uma terceira pessoa, que reside no bairro da Iputinga. "Os policiais foram ao local, não o localizaram mas o identificaram", disse. Nesta segunda casa apontada pelos suspeitos, foram encontradas três camisas da Polícia Civil; duas placas de veículo GMQ 2222; 2 balanças de precisão e diversas embalagens para drogas.

Após as formalidades legais, os autuados serão conduzidos à Audiência de Custódia.

Efetivo

A operação contou com a atuação direta dos 10 Delegados Seccionais da DIM e suas equipes das Delegacias Circunscricionais sob coordenação da Diretoria Integrada Metropolitana.

Também participaram 206 policiais civis, entre Delegados (33), Agentes (145) e Escrivães (28) da DIM/PCPE que foram empregados ao longo do dia na repressão aos crimes em suas áreas.

O diretor da DIM, Antônio Barros, considerou a operação exitosa. "O resultado chamou a atenção da gente [...]. Mais uma vez a polícia consegue dar uma resposta rápida e eficiente no combate a este tipos de delito. A gente dá muita importância a esse tipo de repressão, porque sabemos que o tráfico de drogas, principalmente na rixa entre eles, acaba resultando em muitos homicídios", afirmou.

Comentários

Últimas notícias