serviço

Veja o que abre e o que fecha em Pernambuco no feriado de 7 de Setembro

Por conta do feriado nacional, estabelecimentos, instituições e serviços públicos terão horário de funcionamento alterado.

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/09/2020 às 14:51 | Atualizado em 04/09/2020 às 13:17
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
COMPRAS Visitar lojas é passatempo para 36,2% dos consumidores - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

O feriado nacional da Independência do Brasil, celebrado no dia 7 de setembro, cairá na próxima segunda-feira. Em meio à pandemia do coronavírus e os decretos de não aglomeração, o Governo de Pernambuco não promoverá desfile cívico. Haverá apenas uma solenidade restrita no Palácio Campo das Princesas, com o governador Paulo Câmara e um representante de cada uma das Forças Armadas, do Poder Legislativo e Judiciário, dos militares do Estado e das forças policiais. A ausência das delegações é medida para conter o avanço da covid-19.

Por conta da data, alguns estabelecimentos, instituições e serviços públicos também terão horário de funcionamento alterado. A prefeitura do Recife ainda não divulgou o que abre e fecha no feriado. Assim que houver resposta, esse conteúdo será atualizado.

Bancos

Assim como em todos os feriados oficiais - sejam eles municipais, estaduais ou nacionais -, os bancos não vão abrir neste Sete de Setembro.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as contas que vencem nesses dias podem ser pagas no dia útil seguinte, sem acréscimo de multas ou juros.

A maior parte das transações - a exemplo de pagamento de contas, transferências, checagem de saldo e extrato - podem ser acessados no período de fechamento por internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento.

 Recife

TURISMO E LAZER - Este domingo e segunda-feira, vai ter Ciclofaixa de Turismo e Lazer em dobro. Por conta do feriado nacional de 7 de setembro, o percurso dedicado aos ciclistas ficará montado dois dias seguidos. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer conta com três rotas que convergem no Marco Zero e fica disponível das 7h às 16h. São, ao todo, 160 km porque as rotas montadas são conectadas com ciclofaixas e ciclovias já existentes na cidade.

 Na capital pernambucana, as Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas e reabrem apenas na terça-feira (8). Já as cinco Upinhas 24 horas da Prefeitura do Recife estarão abertas o dia todo apenas para atendimento de pessoas com sintomas da covid-19. São elas as Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo), Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) e Vila Arraes (Várzea).

A Secretaria de Saúde reforça as pessoas com sintomas respiratórios devem, antes de procurar uma unidade de saúde, consultar o site do aplicativo web Atende em Casa  para verificar a necessidade de atendimento presencial. 

Para a vacinação antirrábica e acidente tetânico, estará aberta a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, no fim de semana e na segunda, das 7h às 12h. As outras imunizações de rotina retornam na terça-feira (8).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Metropolitano do Recife (Samu) 192 funcionará normalmente. 

O Hospital Veterinário do Recife estará fechado.

Os serviços de assistência social do CRAS e CREAS, da Central de Cadastro Único (CadÚnico) e dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) estarão suspensos na segunda. Também estarão de portas fechadas o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife. 

Já o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas) vão operar, em regime de plantão.

O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, manterá a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Os mercados públicos e Feiras Novas do Recife terão horário especial na segunda-feira (7), das 6h às 13h. N o fim de semana, segue o funcionamento normal, das 6h às 18h no sábado (5) e das 6h às 13h no domingo (6).

 

As atividades voltam na terça-feira (08), ainda mantendo apenas os atendimentos de emergência, das 8h às 17h, de segunda a sexta. O Hospital Veterinário do Recife fica situado à Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.

Recém abertos, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Miguel Arraes não estão funcionando nas segundas-feiras. As unidades retomam na terça, com atendimentos parciais.

As Academias Recife da Mustardinha, Santo Amaro, Guabiraba e Casa Amarela, as únicas que já reabriram, vão funcionar até o sábado e retornam na terça. O mesmo vale para a academia do Barro, que reabre sábado.

Olinda

Vão funcionar os serviços essenciais no município. O atendimento de saúde será garantido, em plantão 24h, no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE 15 e no Hospital Tricentenário, Bairro Novo.

A coleta de lixo também vai operar de forma regular, atendendo todos os bairros da cidade como acontece diariamente.

Já as feiras públicas e os mercados estão liberados para funcionar das 6h às 12h. A prefeitura recomenda a população que fique em casa, para evitar a propagação do coronavírus. 

Jaboatão dos Guararapes

O atendimento ao público será suspenso na segunda-feira (7), com exceção para os serviços essenciais - Samu, Upas e o Cerest (Centro de Referência em Saúde) do Jaboatão dos Guararapes. O comércio ficará a cargo de cada proprietário.

A nova ciclofaixa, que ligará o bairro de Piedade a Barra de Jangada, será inaugurada no domingo (6) e mantida também no feriado.

Paulista

Além da Independência do Brasil, Paulista celebra também, na sexta-feira (4), o Dia da Emancipação Política do município. Por isso, repartições públicas da prefeitura fecharão de sexta a segunda.
Serviços considerados essenciais vão abrir nos quatro dias, como a Prontoclínica Torres Galvão (PTG); o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); o Cemitério Municipal Campo Santo São José; e a coleta de lixo domiciliar.

As feiras livres e mercados públicos vão operar na sexta-feira (4) em horário diferenciado, das 6h às 13h. No fim de semana, o horário normal será mantido, no sábado, das 9h às 18h, e no domingo, das 8h às 12h. Na segunda, os equipamentos não abrem. Já o comércio de rua fecha nos dois feriados e abre no mesmo horário no sábado. No domingo, o comércio do centro está fechado, com funcionamento normal nos bairros.
Não haverá serviço bancário da sexta à segunda.

Camaragibe

A prefeitura informou que funcionarão apenas serviços de urgência e emergência de Saúde. Demais serviços públicos estarão fechados.

Shoppings

Riomar Shopping

As lojasdo Riomar, na Zona Sul do Recife, vão funcionar das 12h às 21h no feriado. Serviços de alimentação se estendem até as 22h.

Shopping Recife

Na segunda, o Shopping Recife, na Zona Sul da capital, vai funcionar das 12h às 21h para todas as atividades comerciais.

Shopping Tacaruna

O Tacaruna, na área central do Recife, abrirá das 12h às 20h. Lojas âncoras, megalojas e praça de alimentação e serviços poderão abrir mais cedo, às 10h, de forma facultativa.

Patteo Olinda Shopping 

Em Olinda, o mall seguirá as operações em horário normal na segunda, das 10h às 22h.

Paulista North Way Shopping 

O shopping, localizado no município do Paulista, no Grande Recife, vai manter o horário normal ao longo do feriado, de sexta-feira (4) a segunda (7), abrindo às 9h e fechando às 21h.

Shopping Plaza Casa Forte

Na Zona Norte do Recife, o mall funcionará em horário reduzido na segunda-feira, das 12h às 21h. O centro de compras estará em liquidação, com a “Semana do Brasil”, oferecendo descontos de até 50%.

Shopping Boa Vista

No Centro do Recife, o Boa Vista abrirá mais tarde e fechará mais cedo na segunda (7), com funcionamento das 11h às 19h.

Camará Shopping 

O Camará, em Camaragibe, vai operar em horário especial: a praça de alimentação vai funcionar das 12h às 22h. As lojas vão abrir das 13h às 21h. A Caixa Econômica Federal, a lotérica e o cartório ficarão fechados.

Shopping Guararapes

Localizado em Jaboatão dos Guararapes, todas as operações do centro de compras funcionarão das 10h às 22h. 

Shopping Costa Dourada 

No Cabo de Santo Agostinho, o Costa Dourada também terá horários diferenciados. O supermercado Arco-Vita, a Farmácia e os caixas eletrônicos 24h vão operar das 8h às 20h. As demais lojas, praças e quiosques de alimentação funcionam das 12h às 20h. O Detran, a casa lotérica, o cinema e a PlayToy estarão fechados.

River Shopping

Na segunda, as lojas do River, de Petrolina, vão abrir mais tarde, das 14 às 20h. A praça de alimentação funcionará das 12h às 20h. O Hiper Bompreço, anexo ao shopping, abrirá das 8h às 20h.

Comércio do Centro e nos bairros do Recife

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informou que, durante o feriado de 7 de setembro as lojas do Centro e bairros do Recife terão abertura facultativa, das 9h às 17h, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho. 

 Justiça

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai funcionar em regime de Plantão Judiciário na segunda. O horário para os 1° e 2° Graus de Jurisdição de toda a Justiça estadual será das 13h às 17h, com o atendimento - de modo remoto - voltado para demandas de urgências de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares.

No Recife, o plantão de 1º Grau será realizado pelas 25ª Vara Cível - Seção B e 12ª Vara Criminal da Capital. Já o plantão do 2º Grau será realizado na esfera cível pelo gabinete do desembargador Agenor Ferreira Filho, e na esfera criminal pelo gabinete do desembargador Demócrito Reinaldo Filho. 

Outras unidades do Grande Recife e do interior de Pernambuco vão atuar em plantão, inclusive atendendo demandas de urgências de comarcas vizinhas. É o caso Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) também estará em regime de plantão judicial na segunda, em conformidade com o prevê o Ato nº 507/2019 da Presidência da Corte. O atendimento a partes, advogados, procuradores e defensores será feito por meio do telefone (81) 98726.6053 e pelo e-mail [email protected].

Serão julgados apenas pedidos que exijam análise urgente, como habeas corpus, mandado de segurança, comunicações de prisão em flagrante e pedidos de concessão de liberdade provisória.

Os prazos processuais de processos eletrônicos que tiverem início ou término na segunda serão automaticamente prorrogados para a terça. Os prazos dos processos físicos permanecem suspensos enquanto durar o expediente remoto do TRF5.

Comentários

Últimas notícias