INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Desfile cívico de 7 de Setembro é cancelado por causa da pandemia de coronavírus

Em Pernambuco, governo afirmou que fará um evento para lembrar data, mas cerimônia será restrita

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 02/09/2020 às 19:19 | Atualizado em 03/09/2020 às 13:16
Guga Matos/JC Imagem
O desfile do 7 de setembro volta a ser realizado na capital pernambucana após a pandemia da covid-19 - FOTO: Guga Matos/JC Imagem

Atualizada em 03/09/2020

O Ministério da Defesa decidiu cancelar o tradicional desfile cívico do dia 7 de setembro, alusivo à Independência do Brasil, por causa da pandemia do novo coronavírus. A medida foi divulgada pelo ministro Azevedo e Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (02).

>> Veja o que abre e o que fecha em Pernambuco no feriado de 7 de Setembro

"Determino aos Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira que orientem suas respectivas Forças para se absterem de participar de quaisquer eventos comemorativos alusivos ao supracitado evento [7 de Setembro] como desfiles, paradas, demonstrações ou outras que possam causar concentração de pessoas", disse o ministro no DOU.

Por meio de nota, o governo de Pernambuco informou que vai fazer um ato restrito para lembrar a data, mas vai evitar aglomerações para conter possíveis contágios pela covid. Na oportunidade, vai haver o hasteamento de bandeira em frente à sede do governo estadual, o Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Ainda de acordo com o comunicado, a cerimônia vai contar com a presença do governador Paulo Câmara (PSB) e receberá apenas um representante de cada uma das Forças Armadas, dos Poderes Legislativo e Judiciário, dos militares do Estado e das demais forças policiais.

Uma segunda solenidade, após a cerimônia no Palácio, acontecerá na sede no Comando Militar do Nordeste, no Curado, com participação do comandante militar do Nordeste, general de Exército Marco Antônio Freire Gomes. "Na ocasião, será realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional e a leitura do texto Alusivo ao Dia do 7 de setembro", informou, por nota, a repartição.

"Conforme a Portaria nº 2.621, de 5 de agosto, o Ministério da Defesa determinou a não participação das Forças Armadas em eventos comemorativos alusivos ao 7 de Setembro, em virtude da pandemia do novo coronavírus. O Governo do Estado de Pernambuco já foi informado sobre a portaria ministerial", falou.

Desvio no trânsito

O governo também afirmou na nota que fará interferência no trânsito por causa do evento. Haverá um desvio parcial para isolar o Palácio do Campo das Princesas. Também por causa da pandemia, o evento não vai contar com a presença de delegações.

Comentários

Últimas notícias