Governo do Estado

SES-PE volta a entregar smartphones com aplicativo de monitoramento para agentes de endemias

Desta vez, 137 aparelhos foram entregues aos funcionários que trabalham com atuação no município de Olinda, no Grande Recife

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 04/09/2020 às 11:04 | Atualizado em 04/09/2020 às 11:28
Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)
O e-visit@ substitui os boletins diários das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemia - FOTO: Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)

Após seis meses paralisado por conta da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) voltou a entregar, na quinta-feira (3), smartphones equipados com o aplicativo e-visit@PE, que permite aos agentes agentes comunitários de endemias (ACE), coordenadores, supervisores e técnicos uma maior agilidade no trabalho de monitoramento dos dados referentes às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Desta vez, 137 aparelhos foram entregues aos funcionários que trabalham com atuação no município de Olinda, no Grande Recife. 

Para evitar a aglomeração de pessoas e impor as medidas de afastamento social necessárias para prevenção da proliferação da covid-19, a solenidade de entrega dos equipamentos aconteceu apenas com os supervisores dos serviços no auditório da Policlínica Barros Barreto, no Carmo.

Resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde de Pernambuco e Mato Grosso do Sul, estado que já utilizava a tecnologia, o e-visit@ entra como substituição aos boletins diários das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemia. Deste modo, o aplicativo promove mais agilidade na consolidação das informações.

Na plataforma, além de anotar os dados necessários, como os focos encontrados e tratados, os agentes conseguem localizar os imóveis a serem visitados e selecionar o tipo de visita a ser feita em seguida. Ainda é possível fazer upload de imagens e compartilhar, em tempo real, todos os dados com os gestores municipais e estaduais.

“A utilização dessa tecnologia possibilita aos gestores dos municípios e do Estado o acesso mais rápido às informações que forem colhidas no trabalho dentro dos territórios. Com esses dados em tempo real, estratégias de combate e cenários epidemiológicos sobre a dengue, zika e chikungunya podem ser desenhados de forma mais imediata e no tempo oportuno”, explica a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-PE, Claudenice Pontes.

Até o momento, já foram entregues 1.959 smartphones para profissionais de 124 municípios localizados nas I, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI e XII Geres. Os coordenadores e digitadores da plataforma web de todos os municípios já foram treinados pela Secretaria. A expectativa é que, até o fim de setembro, todos os agentes de endemias das cidades também tenham sido treinados para uso da ferramenta. Ao todo, cerca de 3,3 mil smartphones serão entregues.

Arboviroses em Pernambuco

Em Pernambuco, até 22 de agosto deste ano, já foram notificados 26.216 casos de dengue (5.628 confirmados), 4.081 de chikungunya (934 confirmados) e 1.633 notificações para zika (com 12 confirmações).

Comentários

Últimas notícias