Zona Sul

Jovem fixa placas na orla de Brasília Teimosa, no Recife, para conscientizar população sobre lixo

Com a aprovação da ideia pela população, João passou a colocar os avisos. Entre eles, um que deixa o alerta: "Respire, aproveite, agradeça e leve seu lixo"

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 13/09/2020 às 8:00
CORTESIA
Ao encontrar, com frequência, a praia de Brasília Teimosa tomada por lixo, o jovem João Moura começou a colocar placas na tentativa de que as pessoas recolhessem os resíduos ou os colocassem em um depósito adequado - FOTO: CORTESIA

"Deixe apenas pegadas". Esta é uma das frases de apelo que o estudante João Moura, de 21 anos, utilizou para sensibilizar os visitantes da praia de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. Ao encontrar, com frequência, o local tomado por lixo, o rapaz realizou uma enquete, no seu perfil do Instagram, para saber se os moradores do bairro concordavam com a colocação de placas com os dizeres, na tentativa de que as pessoas recolhessem os resíduos ou os colocassem em um depósito adequado. Com a aprovação da ideia, o jovem, que vive na comunidade desde que nasceu, passou a colocar os avisos. Entre eles, um que deixa o alerta: "Respire, aproveite, agradeça e leve seu lixo".

A relação de João com as ações voltadas à preservação do meio ambiente é antiga. Quando adolescente, ele fazia parte da Escola Mangue. "Com certeza me influenciou. Foi o ponto chave, porque a gente fazia coleta de semente de mangue na praia e eu via a quantidade de lixo", explica. Por isto também, a escolha da graduação. João é aluno do sexto período do curso de Ciências Biológicas, e é voluntário em dois projetos. Um deles se chama Xô Plástico, movimento que realiza mutirões de limpeza em diversas localidades do Recife e o outro é a ONG Ecoassociados, que trabalha com conservação e preservação de tartarugas marinhas em Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco.

"Como eu sempre fiz placas para estes projetos em que sou voluntário, eu pensei em fazer também para Brasília Teimosa. Meu avô me deu umas madeiras e, como eu amo arte, eu comecei a pintar", declara. O sucesso da ação foi imediato, já que ao colocar as placas, várias pessoas pararam para tirar fotos. A iniciativa, inclusive, viralizou em um post feito no perfil @tioiggor do Instagram, voltado para divulgação de histórias e boas ações de moradores do bairro da Zona Sul do Recife, em que várias pessoas elogiam a colocação das placas.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Com o intuito de conscientizar as pessoas que visitam a praia do Buraco da Véia e toda a orla marítima do Bairro de Brasília Teimosa, o jovem @joaomouraa0, 21 anos, tem instalando modelos diferentes de placas de advertência. . A iniciativa faz parte do projeto pessoal do morador que todos os dias percorre a praia e toda a orla marítima para fazer limpeza como costume pessoal. “Me baseei em exemplos de praias como Porto de Galinhas que há muitas destas placas conscientizadoras”. . A orla marítima tem sido alvo de várias matérias de nossa página e outras da comunidade onde chamamos a atenção sobre o lixo depositado pelos moradores em cada esquina de rua e com retorno das barracas de praia o acúmulo de lixo se torna maior no Buraco da Véia. . João recebeu algumas madeiras e reciclando resolveu construir essas placas usando tintas já existentes em casa. A ideia do conterrâneo é criar mais placas usando estes poucos materiais mas que poderia receber outros é assim espalhar mais placas. “Não divulgo e nem tem a intenção, uso todos os materiais que tenho em casa, porém qualquer ajuda é bem vinda”. Diz João. . João realiza trabalho voluntário em projeto com tartarugas nas praias do litoral sul de Pernambuco e acredita que cada um pode se transformar em um multiplicador de informação para tentar mudar essa realidade. . Tio Iggor agradece a João a oportunidade de mostrar esse trabalho como forma de mostrar que há jovens como ele preocupado com nossos ambientes periféricos e também afim de que ninguém destrua as placas fincadas e planejadas com tanto amor pelo jovem. Parabéns! . Imagem cortesia @joaomouraa0 . . . #preservação #buracodaveia #praiadopina #brasiliateimosa #vozdacomunidade #tioiggornews #pina #tribodaperiferia

Uma publicação compartilhada por Iggor Pedersoly | Comunicador. (@tioiggor) em

João conta que, durante a pandemia do novo coronavírus, por vários momentos, ia até a praia da Brasília Teimosa, sozinho, para fazer a coleta de lixo. Agora, ele pensa em organizar uma ação com os moradores do bairro. "Já fiz anteriormente e várias pessoas ajudaram, com sacolas e luvas também. Ainda não sei se conseguirei marcar por causa da pandemia, teríamos que ficar afastados e seguros, mas estou pensando", afirma. Os objetos mais encontrados durante as coletas, de acordo com ele, são canudos, palitos de picolé, cotonetes e brinquedos de crianças.

O amor de João pelo meio ambiente e pela praia de Brasília Teimosa se perpetua em sua futura atuação profissional. Após a formatura no curso de graduação, o jovem pretende se especializar na área de biologia marinha e de educação ambiental. No momento, ele pretende estender o projeto de colocação das placas na praia. "As áreas onde coloquei são locais onde há entrega de sacolas do projeto Praia Limpa, mas infelizmente a educação ainda falta nas pessoas", acrescenta. Quem quiser ajudar João com materiais ou até na coleta do lixo, pode entrar em contato com ele por seu perfil no Instagram, @joaomouraa0.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

#8E?DIAMUNDIALDOSOCEANOS #EEUCOMISSO? Dia 8 de junho e? o dia Mundial dos oceanos. A vida no?s oceanos esta? em perigo! Essa imensida?o azul sofre cada vez mais com o descaso e a poluic?a?o e isso traz conseque?ncias a nossa ma?e terra, os nossos ha?bitos e modos de viver tem afetado diretamente a vida marinha e planeta. Voce? sabia que 80% de todo pla?stico que chega nos oceanos se origina em terra? Esses pla?sticos chegam por rios e canais. E voce? faz parte dessa soluc?a?o. Por que o destino dos oceanos e o nosso e? um so?. Faltam OITO dias para #8E?DIAMUNDIALDOSOCEANOS e como voce? tem agido pelo oceano? Para essa data na?o passar esquecida, que tal mostrar que estamos preocupados com o destino dos oceanos e com a poluic?a?o pla?stica que tanto o afeta? No?s do Xo? Pla?stico te convidamos a participar do desafio #8E?DIAMUNDIALDOSOCEANOS #DIADOSOCEANOSCHALLENGE. 1. Pinte ou Desenhe um cartaz e tire uma foto. Esse cartaz representar sua luta pelos oceanos. 2. Fac?a o upload, copiando e colando este texto da nossa pagina no instagram @xopla?stico ou fac?a sua pro?pria legenda, o importante e? lembrar-se desse azul que cuida de no?s e das vidas que dependem do Oceano equilibrado. 3. Marque as pessoas que voce? quer desafiar, e o @xopla?stico 4. Poste e na?o esquec?a das Hashtags #8E?DIAMUNDIALDOSOCEANOS #DIADOSOCEANOSCHALLENGE #XO?PLA?STICO #SALVEOSOCEANOS @xoplastico

Uma publicação compartilhada por Joa?o Moura (@joaomouraa0) em

Comentários

Últimas notícias