Fechado desde o dia 18 de março por causa da pandemia do coronavírus, o Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, reabrirá as portas a partir da próxima quarta-feira (16).
Às quartas-feiras, o Mercado abrirá mais cedo para sediar a feira agroecológica e artesanal, das 6h30 às 11h, no jardim central do espaço. Nos demais dias, o retorno das atividades acontecerá em horário especial, das 9h às 13h e funcionarão a unidade da loja do Centro de Artesanato de Pernambuco, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e o Museu do Mamulengo.
Medidas como o uso de máscaras, a verificação de temperatura, a redução da capacidade de pessoas no local para respeitar o distanciamento social serão adotadas.
A feira agroecológica e artesanal
A feira nasceu com a intenção de ofertar alimentos orgânicos e produtos artesanais ao público local, além de valorizar o trabalho de diversos pequenos produtores locais. São dezenas de opções de produtos artesanais, hortaliças, fitoterápicos, queijos e verduras.
A iniciativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco conta com a participação e apoio da associação de produtores de orgânicos da Associação de Agricultores/as Agroecológicos de Bom Jardim (Agorflor) e Prefeitura Municipal de Olinda.
Também participam da feira marcas como Chiviteria Padaria Artesanal, Leite Nobre (queijo coalho do município de Venturosa), a Condor, marca de fitoterápicos vinculada à Associação dos Manipuladores de Remédios Fitoterápicos Tradicionais Semi-Artesanais do Estado de Pernambuco (AMARFITSA).
Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá
O Museu ocupa três salas do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa. Com um acervo único, que conta com peças de Mestre Solon e tantos outros Mamulengueiros Pernambucanos, o espaço retorna como uma opção de cultura e informação. A entrada custa R$2.
Centro de Artesanato de Pernambuco
A maior vitrine do Artesanato de Pernambuco está também no Mercado Eufrásio Barbosa. A loja, que foi inaugurada em 2018, conta com mais de 500 peças de artesãos do Estado de Pernambuco. Além da Unidade em Olinda, o Centro de Artesanato de Pernambuco possui unidade em Recife (No Marco Zero) e em Bezerros.
Companhia Editora de Pernambuco
O Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa conta com a maior loja da Editora Cepe. Inaugurada em julho de 2018, a livraria conta com um espaço de mais de 100 metros quadrados para abrigar os apaixonados por literatura, além de publicações e eventos.
Comentários