abre e fecha

Veja o que abre e fecha em Pernambuco no feriado do dia 12 de outubro

No feriado Nacional de Nossa Senhora Aparecida também é celebrado o Dia das Crianças

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 07/10/2020 às 16:03 | Atualizado em 27/10/2021 às 11:43
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
O RioMar Recife fica localizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Atualizada em 09/10/2020

O feriado do Dia Nacional de Nossa Senhora Aparecida, comemorado no dia 12 de outubro, esse ano cai numa segunda-feira (12), o que, para muitos, é motivo de alegria, já que é possível dar aquela "esticadinha" no fim de semana. Além disso, na data também é celebrado o Dia das Crianças, em que os pequenos querem aproveitar para se divertir.  Pensando nisso, o JC preparou uma lista com o que estará funcionando ou não em Pernambuco no feriado. Para curtir com segurança, prepara o álcool em gel, as máscaras, e confere a programação.

>> Programe-se para o feriadão do 12 de Outubro, com opções de roteiros nos arredores do Recife

>> Hotéis lotados para o 12 de Outubro em Porto de Galinhas e outros destinos de Pernambuco

>> Recife terá 72 voos extras para o feriadão do 12 de Outubro

Bancos

As agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Por isso, nesta segunda, as agências estarão fechadas em Pernambuco.

Lojas do Centro do Recife

As lojas do Centro do Recife, nos bairros de Santo Antônio e Boa Vista, estarão abertas, das 9h às 17h. O funcionamento, no entanto, é facultativo.

Ferreira Costa

As lojas da Ferreira Costa na Tamarineira, na Zona Norte do Recife, e da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana funcionará das 9h às 18h. Já a loja de Garanhuns, no Agreste do Estado, irá funcionar das 9h às 15h.

Supermercados

Os supermercados pernambucanos irão funcionar normalmente durante o feriado.

TJPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai funcionar em regime de Plantão Judiciário na próxima segunda-feira. O horário de funcionamento dos plantões do 1° e 2° Graus de Jurisdição de toda a Justiça estadual será das 13h às 17h, com o atendimento, que será feito de modo remoto, sendo voltado para demandas de urgências de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros.

As unidades judiciárias da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior que vão atuar em regime de plantão do feriado de Nossa Senhora Aparecida, inclusive atendendo demandas de urgências de comarcas circunvizinhas, são: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.

Ceasa

O Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco, localizado no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, irá funcionar normal no dia 12 de outubro, da 1h às 17h.

Jardim Botânico

Fechado às segundas-feiras, excepcionalmente neste 12 de outubro, o Jardim Botânico do Recife, no Curado, irá abrir das 9h às 15h, com capacidade para 300 pessoas.

Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)

O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), localizado na Imbiribeira, estará fechado na próxima segunda-feira.

Museus

Museu da Arte Sacra de Pernambuco (Maspe)

O Maspe, localizado em Olinda, no Grande Recife, estará fechado no feriado.

Museu do Barro de Caruaru (Mubac)

O Mubac também estará fechado no dia 12 de outubro.

Museu do Trem

Localizado no bairro de Santo Antônio, na Área Central do Recife, o Museu do Trem estará fechado na próxima segunda-feira. 

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

O Museu de Arte Contemporânea, em Olinda, também estará fechado no feriado.

Espaço Pasárgada

O Espaço Pasárgada, na Boa Vista, no Centro do Recife, estará fechado na segunda. 

Museu do Estado de Pernambuco (Mepe)

O Mepe, que fica no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, também não irá funcionar no feriado.

Torre Malakoff

 

Localizada no bairro do Recife, na Área Central da capital pernambucana, a Torre Malokoff não irá funcionar na segunda-feira. 

Casa da Cultura

Localizada no bairro de Santo Antônio, a Casa da Cultura irá abrir das 10h às 16h.

Shoppings

RioMar

Localizado no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, o RioMar irá funcionar nos seguintes horários: lojas e quiosques das 12h às 21h; e operações de alimentação das 12h às 22h.

Recife

O Shopping Recife, localizado em Boa Viagem, também na Zona Sul da capital pernambucana, terá o funcionamento de todas as operações das 12h às 21h.

Tacaruna

O Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, na Área Central do Recife, funcionará das 12h às 20h. As lojas âncoras e megalojas poderão abrir às 10h, de forma facultativa. Já as operações de alimentação e serviços poderão fechar às 21h, de forma facultativa.

Boa Vista

O Shopping Boa Vista, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, irá funcionar das 11h às 19h.

Plaza

As operações do Plaza Shopping, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, irá funcionar em horário diferenciado no feriado: das 12h às 21h.

Guararapes

As lojas do Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, funcionarão das 12h às 21h. Já a Ri Happy, funcionará em horário estendido em virtude do Dia das Crianças, operando das 10h às 22h.

Patteo Olinda

O Shopping Patteo Olinda, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, irá abrir em horário especial no feriado. Lojas e operações de alimentação e serviços irão funcionar das 12h às 21h.

 

Paulista North Way

O Paulista North Way Shopping, localizado no município de Paulista, no Grande Recife, terá o funcionamento das 9h às 21h.

Costa Dourada

No Cabo, cidade da Região Metropolitana da capital pernambucana, o Shopping Costa Dourada terá seu horário de funcionamento alterado da seguinte maneira: a Le Biscuit e Americanas funcionam das 09h às 20h; as demais lojas e operações aderem ao horário das 12h às 20h. Já o Supermercado Arco-Vita opera das 08h às 20h. Em comemoração ao Dia das Crianças, o Real Circo irá permanecer com seus espetáculos a partir das 20h.

River Shopping

O River Shopping, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, terá funcionamento em horário especial. As lojas irão funcionar das 14h às 20h, já o Hiper Bompreço das 8h às 20h. A praça de alimentação abre às 12h e fecha também às 20h.

Recife

Esporte e lazer

Na capital pernambucana, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição, das 7h às 16h, como opção de lazer para a população no dia 12 de outubro. Já as Academias da cidade estarão fechadas e só vão reabrir na terça-feira.

Saúde

A maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na terça.  Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriadão, em regime de plantão, para atender pequenas urgências dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro). Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na terça.

Também estarão funcionando os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

Assistência Social

Nesta segunda-feira, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP).

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão. Na terça, funcionarão normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.

Mercados Públicos e Feiras Novas

Os mercados públicos e Feiras Novas do Recife irão funcionar com horário especial, das 6h às 13h.

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário do Recife, localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade, estará fechado no feriado. As atividades voltam na terça-feira (13), das 7h às 18h, de segunda a sexta. 

Segurança

Regularmente os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Miguel Arraes não funcionam nas segundas-feiras, portanto, os locais estarão fechados neste feriado.

Procon Recife

No Procon Recife não haverá atendimento presencial nesta segunda-feira. As atividades voltam na terça-feira.

Olinda

O atendimento em alguns serviços da cidade de Olinda terá seus horários e funcionamentos alterados. Todas as repartições públicas do município estarão fechadas e voltam a funcionar normalmente na terça-feira (13).

Quem precisar de atendimento de saúde deve procurar o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), no bairro de Peixinhos; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15 ou o Hospital Tricentenário, no Bairro Novo. Todas funcionarão em regime de plantão 24h. Os mercados públicos do município abrem normalmente no feriado, das 6h às 17h.

Comentários

Últimas notícias