LEITURA

Funase arrecada livros para internos provisórios em Caruaru, no Agreste do Estado

Adolescentes que estão internados provisoriamente serão beneficiados pela ação

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 07/10/2020 às 14:28 | Atualizado em 07/10/2020 às 15:25
Arquivo/Funase
Fundação está disponibilizando pontos de arrecadação no Recife e em Caruaru - FOTO: Arquivo/Funase

Com o objetivo de aumentar o acervo do projeto pedagógico “Entre livros e textos: leitura, diálogo e relações sociais” que funciona no Centro de Internação Provisória (Cenip), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) está disponibilizando pontos de arrecadação de obras literárias em Caruaru e no Recife. 

O projeto beneficia adolescentes em internação provisória busca proporcionar o contato mais próximo com a leitura e o estímulo ao senso crítico sobre desigualdades sociais a partir de obras discutidas em grupo. A iniciativa concorre ao 17º Prêmio Innovare, o principal da Justiça brasileira, cujos vencedores serão divulgados até o fim do ano.

Após os encontros, que acontecem duas vezes por semana, os internos saem com livros emprestados para exercitarem a leitura até a semana seguinte, quando se reúnem para discutir sobre os temas abordados. Eles são estimulados a produzir redações, que são anexadas aos relatórios encaminhados ao Judiciário com o intuito de mostrar o viés produtivo do período que passam na Funase e contribuir com a avaliação dos processos de cada um.

O projeto funciona com adesão voluntária e já contou com a participação de mais de 120 pessoas. “Devido ao curto período que os adolescentes ficam na unidade, temos muita rotatividade. Por isso, é importante que a gente possa diversificar as obras disponibilizadas. Todo mundo que tem um livro paradidático em casa, que não utilize mais, pode fazer uma doação e contribuir com esse trabalho. Devolver ao convívio social adolescentes em condições diferentes daquelas que os levaram à Funase é um interesse que toda a sociedade pode abraçar”, afirma a coordenadora geral do Cenip Caruaru, Maria Clara Amorim.


Quem tiver interesse de doar livros para o projeto poderá entregá-los na portaria do Cenip Caruaru, localizada na Fazenda Alagoinha, Estrada Carroçável, Sítio Lagoa dos Porcos, Boa Vista II. Na cidade,  também é possível combinar outras formas e pontos de coleta através dos telefones (81) 3725.7594, 3725.7596 ou 99488.2274. No Recife, o público pode fazer doações de livros na sede da Funase, localizada na Av. Conselheiro Rosa e Silva, 773, Aflitos, ou buscar informações pelos telefones (81) 3184.5477 ou 3184.5478.

Comentários

Últimas notícias