CELEBRAÇÃO

Dia do Nordestino: centros culturais ajudam a contar história da região

Composta por nove estados, a região brasileira esbanja riqueza cultural através dos ritmos e costumes

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 07/10/2020 às 18:40 | Atualizado em 07/10/2020 às 18:58
FRANCISCO ANDRADE/DIVULGAÇÃO
Cais do Sertão retoma as atividades com restrições devido á covid-19 - FOTO: FRANCISCO ANDRADE/DIVULGAÇÃO

Comemorado anualmente no dia 8 de outubro, o Dia do Nordestino homenageia a diversidade cultural da região do Brasil. A data em que a diversidade do povo nordestino é celebrada foi criada em homenagem ao cantor e compositor cearense, Patativa do Assaré. 

Composta pelos estados do Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, a região brasileira esbanja riqueza cultural através dos diversos ritmos e costumes. Uma opção para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre o Nordeste é passear pela cultura da região.

Em Pernambuco, alguns dos equipamentos culturais distribuídos no Estado podem ajudar a contar essa história. No Recife, uma opção é o Cais do Sertão, localizado no Bairro do Recife. O local que voltou a funcionar desde o dia 1º de outubro, com 40% da capacidade total, está aberto nas quintas e sextas-feiras, das 10h às 16h; e aos sábados e domingos, das 11h às 17h.

O presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Antonio Neves, destaca que no centro cultural, é possível observar a retratação da vida do sertanejo. Ele destaca que, apesar da região ser conhecida por suas praias, a maior parte do território nordestino está localizada no Sertão. Segundo Antonio, no Cais é possível "conhecer as riquezas da cultura do Sertão, que é muito forte e enraizada". Nos diversos espaços do local o visitante pode fazer um passeio imersivo, passando pela representação de um rio, de uma feira ou até mesmo de uma típica casa sertaneja. 

Outros equipamentos culturais da cidade também ajudam a contar essa história. No Museu da Cidade, localizado no bairro de São José, no Recife, a exposição Cinco Pontas reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos que demonstram a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos. O local foi erguido no ano de 1630, pelos holandeses, é um dos monumentos mais expressivos do patrimônio colonial brasileiro e está aberto ao público de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h.



O Museu do Homem do Nordeste, que reúne acervos que revelam a pluralidade de culturas das origens do povo nordestino, é outra opção. Quem quiser apreciar o Muhne não precisará sequer sair de casa, já que na página do Museu é disponibilizado um tour pelo local.

Na mesma página ainda é possível visitar o Engenho Massangana, localizado no Cabo de Santo Agostinho, local onde Joaquim Nabuco viveu a sua infância. Na visita virtual é possível saber mais sobreo cotidiano rural e açucareiro da região, que ajudam a contar a história nordestina.

Quem quiser viajar mais um pouco por parte da história do povo nordestino também poderá visitar oPaço do Frevo, localizado no Bairro do Recife. Lá, será possível aprender sobre um dos diversos ritmos que embalam a região do Brasil. O Paço está aberto ao público de quinta a sexta, das 10h às 16h, e sábados e domingos, das 11h às 17h.

Comentários

Últimas notícias