FISCALIZAÇÃO

Mais de 300 brinquedos irregulares são apreendidos no Recife em Operação Especial de Dia das Crianças

Foram alvo da operação produtos como brinquedos, pelúcias e bicicletas infantis

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 08/10/2020 às 16:39 | Atualizado em 08/10/2020 às 16:49
Divulgação/IPEM
Os fiscais visitaram 11 lojas no Recife e inspecionaram 2.992 produtos - FOTO: Divulgação/IPEM

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), realizou durante os dias 7 e 8 de outubro, uma Operação Especial de Dia das Crianças que teve o objetivo de coibir a comercialização de produtos que coloquem em risco a segurança dos pequenos. Em 11 lojas visitadas na cidade do Recife, os fiscais inspecionaram 2.992 produtos e constataram irregularidades em 320.

Foram fiscalizados produtos como brinquedos, pelúcias e bicicletas infantis. Durante a operação os agentes observaram se os produtos estavam sendo comercializados com as informações obrigatórias, como dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, composição, faixa etária e, principalmente, o selo de identificação da conformidade. Todas as informações devem estar escritas em português.

De acordo com o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, é preciso estar atento aos itens fixados na peça. “O selo do Inmetro garante que aquele produto foi testado e está de acordo com as normas exigidas pelo órgão, minimizando os riscos durante a utilização. É importante que os pais estejam atentos também à faixa etária recomendada, pois isso ajuda a garantir a segurança da criança, evitando que peças pequenas sejam ingeridas, por exemplo”, comenta.

O consumidor que encontrar irregularidades pode apresentar denúncias, tirar dúvidas ou enviar sugestões por meio da ouvidoria do Ipem-PE pelo telefone 0800 081 1526 ou através do site www.ipem.pe.gov.br.

Comentários

Últimas notícias