SAÚDE

Acompanhantes denunciam superlotação no Hospital Otávio de Freitas, Zona Oeste do Recife

Nas imagens é possível observar pacientes deitados em macas nos corredores

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/10/2020 às 17:11
DAY SANTOS/JC IMAGEM
A lotação no Hospital Otávio de Freitas é motivo de preocupação para os acompanhantes - FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM

Com informações de Leonardo Vasconcelos

Fotos e vídeos gravados por acompanhantes de pacientes internados no Hospital Otávio de Freitas, localizado no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife, mostram a superlotação da unidade de saúde que é referência em Pernambuco em traumato-ortopedia e doenças respiratórias.

O hospital, que conta com 600 leitos, também sofre com problemas de infraestrutura. Nas imagens registradas pelos acompanhantes é possível observar pacientes deitados em macas nos corredores, ao lado dos acompanhantes. Segundo relatos, a situação se estenderia até para outros locais do hospital, como o banheiro. 

Além da preocupação com a fragilidade da saúde dos pacientes internados na unidade de saúde, a aglomeração mostrada no vídeo também é motivo de alerta por conta da pandemia da covid-19, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o distanciamento social como uma das medidas efetivas para diminuir a propagação da doença. 

CONFIRA A SITUAÇÃO NO HOSPITAL

 

RESPOSTA

Através de nota a direção do Hospital Otávio de Freitas (HOF) afirmou reconhecer "a alta demanda de pacientes na unidade de saúde, mas ratifica seu compromisso em acolher todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) admitidos no serviço, realizando o primeiro atendimento e, quando necessário, fazendo o encaminhamento para outros serviços de referências".

A direção do hospital destacou que, atualmente, trabalha com a "escala de profissionais completa, abastecida de medicamentos e insumos e realizando todos os trâmites necessários, como agilizando exames e procedimentos cirúrgicos, para dar rotatividade aos leitos".

Responsável por atender diversas especialidades, a direção da unidade de saúde afirma que "os usuários contam com o apoio de uma equipe multiprofissional, setor de exames e diagnóstico e salas de cirurgias, que estão em pleno funcionamento. A equipe de limpeza e manutenção também atua constantemente para fazer a higienização de todos os setores e, quando necessário, realizar os devidos reparos".

Comentários

Últimas notícias