TECNOLOGIA

Contas da Celpe poderão ser pagas através do PIX a partir de novembro

Inicialmente, o serviço estará disponível para clientes cadastrados na fatura digital

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/10/2020 às 17:07 | Atualizado em 13/10/2020 às 17:33
DIVULGAÇÃO
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. - FOTO: DIVULGAÇÃO

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) disponibilizará, a partir do dia 16 de novembro, o pagamento da conta de energia por meio do PIX. O serviço digital poderá ser utilizado por todos os clientes da empresa que são cadastrados na fatura digital de energia. Os consumidores que ainda não optaram pela digitalização da cobrança, podem solicitar pelo site da distribuidora.

Ao receber a fatura digital, o cliente deverá apontar a câmera do celular para o QR-Code presente no corpo da mensagem. Depois, ele será direcionado para o sistema de pagamento utilizado, seja através da conta em banco ou pela carteira digital como Mercado Pago e Pic Pay, onde ele deverá efetuar o pagamento através do PIX.

No caso do acesso via celular, o redirecionamento é feito ao clicar no PIX Link, que estará disponível ao lado do QR-Code. Com o redirecionamento, o cliente deverá digitar a chave que escolheu durante o cadastro do PIX (CPF, número do celular, endereço de e-mail), e o pagamento será feito de forma instantânea.

A outra opção de pagamento pelo PIX é através da carteira digital. Com esse formato, não é preciso ter conta em banco e pode ser usado via cartão de crédito associado. O sistema de cadastramento de chave segue o mesmo formato do utilizado no banco.

“A Neoenergia vem trabalhando há algum tempo visando uma evolução tecnológica significativa. Estamos sempre em busca do que é novo e do que proporciona uma melhora à experiência do cliente, seguindo com a prática do pioneirismo e forte investimento. Neste primeiro momento, a empresa se mobilizou para atender todos os consumidores cadastrados na fatura digital, promovendo ampliação da experiência de comodidade no pagamento à medida que a plataforma é expandida.”, conta Luiz Flávio, diretor de Serviços ao Cliente da Neoenergia.

ENTENDA O PIX

O PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, é uma nova modalidade que deverá substituir o TED e o DOC, já que o recém lançado sistema de pagamentos permitirá que transferências e pagamentos sejam feitos de maneira automática, independente de horário ou dia da semana.

O cliente que deseja se cadastrar no novo sistema precisará manifestar seu interesse junto à instituição financeira a qual sua conta bancária está vinculada. Depois, será preciso definir sua chave PIX, que pode ser o telefone, CPF ou e-mail do cliente. Também existe a opção de cadastrar uma chave aleatória, um número definido pelo cliente que servirá para identificar sua conta dentro do sistema.

O objetivo é simplificar as transações bancárias. Quem utilizar o sistema não precisará mais informar todos os dados bancários na hora de receber uma transferência, já que, com apenas uma das chaves cadastradas, o aplicativo do banco será capaz de identificar o destinatário. Cada cliente poderá cadastrar até 5 chaves para cada conta de sua titularidade, enquanto pessoas jurídicas podem cadastrar até 20 chaves.

Apesar disso, o usuário que não cadastrar uma chave também poderá usar o sistema de pagamentos instantâneos. Para isso, ele precisará saber todos os dados bancários do destinatário para efetuar a transação. Além das chaves, o PIX também oferecerá dois tipos de QR Code para a realização de pagamentos. O QR Code estático funcionará para itens sem variação de valor, enquanto o QR Code dinâmico deverá ser usado no comércio quando as informações do pagamento variam.

Comentários

Últimas notícias