EVENTO VIRTUAL

Jardim Botânico do Recife participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; confira a programação

Um panorama geral dos projetos e iniciativas em inteligência artificial desenvolvidos em Pernambuco será apresentado

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/10/2020 às 16:32 | Atualizado em 14/10/2020 às 16:49
Andréa Rêgo Barros
A programação virtual do evento inclui palestras relacionadas ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - FOTO: Andréa Rêgo Barros

A 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa no próximo dia 19 de outubro. Desta vez, a programação será de forma virtual, por meio de exposições, palestras e oficinas. O tema deste ano é:  "Inteligência artificial - A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. Entre as atrações, o público poderá acompanhar as atividades do projeto “Jardim Botânico do Recife no uso da inteligência artificial para a popularização da ciência”, por meio do canal do JBR no Youtube.

Também será possível conhecer as tecnologias e pesquisas desenvolvidas no espaço. Aplicativos que auxiliam a visitação no equipamento, através da funcionalidade do QR Code utilizado nas placas das coleções científicas como instrumento de apoio e de interação com o visitante serão apresentados. As atividades de pesquisa/conservação com uso de inteligência artificial que o equipamento ambiental realiza serão divulgadas. Uma das oficinas do roteiro vai demonstrar como a distribuição de uma espécie pode ser alterada diante dos cenários de mudanças climáticas.

A programação virtual do evento ainda inclui palestras relacionadas ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e oficinas abordando a modelagem de distribuição de espécies e técnicas para impressão 3D. Todas as atividades serão desenvolvidas por analistas ambientais do Jardim Botânico do Recife em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A programação ainda contará com uma palestra que vai mostrar um panorama geral dos projetos e iniciativas em inteligência artificial desenvolvidos em Pernambuco. Durante a atividade desenvolvida em parceria com a UFPE, estudantes e profissionais serão convidados a compartilhar suas experiências em IA.



“Devido à pandemia, nossa programação será virtual. Vamos mostrar a importância e aplicação da Ciência e Tecnologia dentro do Jardim Botânico do Recife e apresentar nossa produção de conhecimento e riqueza, mobilizando estudantes e a sociedade em geral e contribuindo com a popularização do debate acerca dos benefícios da ciência”, destacou José Neves Filho, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi estabelecida por decreto em 2004 e é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC). O evento conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais e seus veículos de fomento à cultura e tecnologia, juntamente com instituições de ensino e pesquisa. A programação tem o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, promovendo eventos que incluam todas os órgãos governamentais e não-governamentais a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país, popularizar e divulgar trabalhos na ciência tecnológica, biológica e até política.

PROGRAMAÇÃO

As atividades estarão disponíveis através do canal do YouTube do JBR

Exposições 

Segunda-feira (19/10 - 8h)

Uso do aplicativo de visitação ao Jardim Botânico do Recife

Uso de QR-codes em placas de equipamentos do JBR

Uso de QR-codes em placas de espécies arbóreas do JBR

Uso de material de impressão 3D em atividades de educação ambiental

Pesquisas de Modelagem de Distribuição de Espécies Ameaçadas

Uso de arduíno na automatização de irrigação em viveiros florestais e compostagem

Palestras

Terça-feira (20/10 - 20h) - Experiências do uso da inteligência artificial em pesquisa, conservação e educação ambiental pelo Jardim Botânico do Recife e Ecopass: Promovendo Inovação com Foco na Sustentabilidade e Impacto Social

Quarta-feira (21/10 - 17h) - Panorama da Inteligência Artificial em Pernambuco

 

Oficinas

Quarta-feira (21/10 - 20h) - Como a inteligência artificial ajuda a prever as respostas das plantas às mudanças climáticas

Quinta-feira (22/10 - 17h) - Fotografia e Arquitetura para Ambiente Online

Quinta-feira (22/10 - 20h) - Impressão 3D: aplicações, desenvolvimento de projeto e técnica de impressão 

Sexta-feira (23/10 - 14h) - Modelagem 3D do Zero com o Blender 2.8

Comentários

Últimas notícias