dia da natureza

Jardim Botânico do Recife abre pela primeira vez o viveiro florestal para visitação

O passeio tem como objetivo conscientizar a população com relação ao respeito à natureza e à conservação do meio ambiente

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 01/10/2020 às 15:58 | Atualizado em 01/10/2020 às 16:08
Foto: ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR
O viveiro florestal tem capacidade para produção de 1,2 mil mudas ao ano, abrangendo cerca de 30 espécies de pequeno, médio e grande portes, sendo 95% nativas da Mata Atlântica e Caatinga, destinadas à arborização urbana - FOTO: Foto: ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR

No Dia da Natureza, comemorado no próximo domingo (4), o Jardim Botânico do Recife, no bairro do Curado, pela primeira vez irá abrir o viveiro florestal para visitação. O espaço, que é dedicado ao cultivo de mudas de árvores destinadas à arborização da cidade, poderá ser visitado por grupos de 10 pessoas por vez, sempre com o auxílio de um analista ambiental, responsável por informar todas as curiosidades do local. O local irá funcionar das 9h às 15h e tem entrada gratuita.

Entre as espécies que poderão ser observadas pelos visitantes estão ipê-rosa, pau-jangada, pau-ferro, pau-brasil, angico liso, amescla de cheiro, craibeira, tamboril, jacarandá boca de sapo, aroeira, angico de caroço, canafistula, caatingueira, cássia do Nordeste, sibipiruna, pata de vaca, sabonete e ipê-amarelo.

O passeio, que tem como objetivo conscientizar a população com relação a respeitar a natureza e conservar o meio ambiente, irá incluir todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. O Jardim Botânico teve retorno gradual de suas atividades no dia 11 de setembro, após passar quase seis meses fechado em decorrência da pandemia. O protocolo completo sobre as normas que os visitantes devem seguir dentro do local deve ser consultado no site da Prefeitura do Recife.

O viveiro florestal tem capacidade para produção de 1,2 mil mudas ao ano e abrange cerca de 30 espécies de pequeno, médio e grande porte, sendo 95% nativas da Mata Atlântica e Caatinga, destinadas à arborização urbana. O Jardim Botânico também aproveita o material resultante de suas varrições, podas, corte e manutenção dos gramados para produzir seu próprio adubo utilizado nos jardins.

Com áreas visíveis durante o circuito do equipamento ambiental e outras não são liberadas à visitação em função das especificidades da produção de mudas, o viveiro tem manutenção diária feita por meio de diferentes métodos de sistemas de irrigação localizada. Para os cuidados, o viveiro conta com auxílio de jardineiros, estagiários do curso técnico em agropecuária (CODAI) e estudantes de agronomia, engenharia florestal e biologia. Além disso, o local também conta com três áreas que dão suporte ao processo de produção, como a casa de vegetação, telado e área de engorda ou sol pleno.

Museus do Recife retornaram às atividades nesta quinta

Nesta quinta-feira (1º), os museus geridos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife - Museu da Cidade, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) e o Museu Murillo La Greca - reabriram portas e retomam atividades presenciais, em cumprimento à determinação do Plano de Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco, após cinco meses de atendimento ao público interrompido pela pandemia. Segundo a PCR, foram preparados esquemas e horários de atendimento especiais, com novos e mais rigorosos protocolos de controle de acesso do público.

Já o Paço do Frevo foi o primeiro museu público do Estado a retomar as atividades presenciais desde o último dia 10 de setembro. Adaptados ao "novo normal", os expedientes e capacidade de atendimento ao público foram reduzidos, bem como a suspensão de eventos, sinalização do prédio com marcação de distanciamento social e da redução de áreas de circulação nos espaços expositivos. Entre as medidas adotadas para garantir a segurança sanitária das instalações, estão ainda a disposição de totens de álcool em gel, o uso obrigatório de máscaras e a medição da temperatura dos visitantes na entrada, além da venda de ingressos online para acesso ao museu, que agora abre de quinta a domingo.

 

 

Comentários

Últimas notícias