saúde

Pernambuco é o estado que menos testa para covid-19 pelo terceiro mês seguido, diz IBGE

Só 6,8% (654 mil pessoas) da população pernambucana fez algum exame para a covid-19, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/10/2020 às 11:57 | Atualizado em 23/10/2020 às 16:28
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Até esta segunda-feira (22), o município já havia confirmado 873 casos da doença - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

Atualizada às 16h27 para detalhamento de informações sobre números de testagem e acréscimo de nota da Secretaria Estadual de Saúde

Pernambuco é o estado que, proporcionalmente, menos fez testes para o coronavírus no País. Só 6,8% (654 mil pessoas) da população pernambucana fez algum exame para a covid-19. O resultado se repete há 3 meses, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Acre ocupa a penúltima posição, com 6,9% da população testada, e Minas Gerais a antepenúltima, com 7,8%. Em todo o Brasil, 10,4% das pessoas fizeram teste para detectar o vírus mês passado, contra 8,5% em agosto.

O número pessoas testadas tem crescido desde julho, no último ranking de testagem da PNAD Covid, mas não foi suficiente para fazer Pernambuco deixar a última posição. O aumento de testes testes também se refletiu em uma leve oscilação nos resultados positivos. Em setembro, 1,4% da população do Estado respondeu ter tido um diagnóstico positivo, contra 1,3% em agosto. Em todo o Brasil, o índice de positivados foi de 2,3% da população do país no mês passado, contra 1,8% há dois meses.

Dos pernambucanos testados, 237 mil realizaram o swab, com cotonete na boca e no nariz, e 57 mil (24,1%) tiveram resultado positivo. Mais 297 mil fizeram o teste rápido com coleta de sangue através de furo do dedo e 53 mil (17,8%) testaram positivo; ao passo que 215 mil fizeram o teste de sangue com covid por meio de veia no braço, sendo 54 mil (25,2%) confirmados.

Somados, os números detalhados da testagem totalizam 749 mil testes, número maior que os os 654 mil apresentados como total de pessoas testadas em Pernambuco desde o início da pandemia. Isso acontece porque uma pessoa pode ter feito mais de um tipo de teste.

Quando se faz uma análise de pessoas testadas em Pernambuco por faixa de renda, 30,8% ganha de meio a menos de um salário mínimo. Pessoas com rendimento entre um e dois salários mínimos correspondem a 29,1% dos respondentes, e 17,7% ganha menos de meio salário mínimo (17,7%). Outros 13,1% ganham dois a quatro salários mínimos (13,1%) e mais de quatro salários mínimos (9,4%).

Secretaria de Saúde contesta  

"A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19 (Pnad), segundo o próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem caráter de estatística experimental. A SES-PE ressalta, no entanto, que o Governo de Pernambuco investiu, desde o começo da pandemia, na realização do teste molecular RT-PCR, que é considerado como padrão-ouro para detecção da Covid-19, detectando a presença do vírus em sua fase mais aguda, quando a possibilidade da pessoa transmitir e infectar outras pessoas é maior.

Neste sentido, outro levantamento publicado pelo Ministério da Saúde (MS), com base no sistema informatizado de dados dos laboratórios públicos de todo o Brasil, Pernambuco é o 5º Estado que mais realizou exames do tipo RT-PCR no país. Os números estão disponíveis na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis), do Ministério da Saúde. Até agora, o Estado já realizou mais de 573 mil exames para diagnosticar a Covid-19, dos quais 263.503 do tipo RT-PCR. E dentre estes moleculares, 76,7% foram feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretaria Estadual de Saúde ressalta ainda vem trabalhando, permanentemente, para ampliar a capacidade de testagem do novo coronavírus. Nas primeiras fases da pandemia, considerando a escassez de testes em todo o mundo, foram priorizados os casos mais graves e óbitos suspeitos. Essa oferta de exames logo foi ampliada para os profissionais de saúde sintomáticos e seus contatos, seguido da oferta a outros grupos prioritários e profissões essenciais.

No final de agosto, o Governo de Pernambuco inaugurou o novo parque tecnológico do Lacen-PE, que está propiciando uma revolução na virologia do Estado, automatizando o processamento dos testes e quadruplicando a capacidade do serviço. Isto oportunizou a ampliação de testagem para todas as pessoas com sintomas sugestivos da Covid-19, mesmo que apenas leves, além de todos que tiveram contato domiciliar com casos confirmados do novo coronavírus, independentemente de estar apresentando sintomas."

Comentários

Últimas notícias