2 DE NOVEMBRO

Saiba como está a preparação nos cemitérios do Recife para o Dia de Finados em meio à pandemia

A Emlurb informou que está finalizando diversos serviços nos cinco cemitérios públicos do município com o objetivo de proporcionar mais segurança ao público

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 27/10/2020 às 12:19 | Atualizado em 29/10/2020 às 6:39
TIÃO SIQUEIRA/ACERVO JC IMAGEM
Cemitério de Santo Amaro, no bairro de mesmo nome, no Centro do Recife - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/ACERVO JC IMAGEM

A uma semana do Dia de Finados, comemorado no dia 2 de novembro, os cemitérios do Recife se preparam para celebrar a data seguindo as orientações sanitárias impostas para a pandemia da covid-19. A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), informou que está finalizando diversos serviços nos cinco cemitérios públicos do município com o objetivo de proporcionar mais segurança ao público. Em 2020, a visitação ocorre normalmente com algumas orientações de higiene, e com a suspensão das missas tradicionais da programação municipal.

As necrópoles estarão abertas à visitação entre das 7h às 18h no dia 2 de novembro e só será permitida a entrada de visitantes com máscara para visitar os túmulos dos seus entes queridos. A Emlurb recomenda que a população leve os dados da pessoa falecida para identificação do local de sepultamento junto à administração de cada cemitério.

Segundo a PCR, a preparação para o Dia de Finados conta com um reforço nos serviços de limpeza e manutenção, inclusive com álcool em gel para higienização das mãos dos visitantes nos acessos aos cemitérios. Para o feriado, a Emlurb montou um esquema especial de limpeza, que terá início às 6h, com expectativa de término às 22h. Ao todo, serão 230 servidores trabalhando nos cemitérios e também nas ruas do entorno. Ficam também à disposição dos visitantes, na administração dos Cemitérios, funcionários habilitados para ajudar na localização dos jazigos e ossuários.

Cemitérios privados

O preparo também acontece nos cemitérios privados. No Morada da Paz, em Paulista, por exemplo, haverá aferição de temperatura nas entradas e totens com álcool em gel em vários pontos. Além disso, lixeiras específicas para descarte de máscaras serão instaladas nas alamedas. Aos visitantes, é obrigatório o uso da máscara e o distanciamento social.

Por questões de segurança, as tradicionais missas presenciais não serão realizadas. As celebrações serão promovidas e transmitidas online através das redes sociais. Elas podem ser acompanhadas em quatro horários, das 8h da manhã até às 16h.

Protocolos em Jaboatão dos Guararapes

Em Jaboatão dos Guararapes, também foram estabelecidas uma série de normas e orientações para a visita durante o Dia de Finados. A orientação da prefeitura é que quem deseja prestar homenagens aos familiares e amigos façam ao longo desta semana para evitar aglomerações. Além disso, é recomendado que pessoas do grupo de risco da covid-19, idosos e crianças evitem comparecer aos cemitérios.

Os cemitérios de Jaboatão funcionarão das 8h às 17h. Nas entradas, saídas e pontos estratégicos, será disponibilizado álcool em gel 70% e será obrigatório o uso de máscaras para os visitantes. Funcionários também receberão protetores faciais tipo face shield.

Haverá também a limpeza e desinfecção constante dos velórios, banheiros, equipamentos e superfícies com uso de água sanitária, álcool 70% ou outro desinfetante autorizado pelo Ministério da Saúde. Os bebedouros coletivos que dispensam água e que exigem aproximação da boca para ingestão estarão lacrados.

As missas e cultos religiosos presenciais vão acontecer, desde que respeitem o intervalo entre as celebrações de, no mínimo, duas horas. Preferencialmente, devem ser disponibilizados cadeiras e bancos de uso individualizado, em quantidade compatível com o número máximo de participantes autorizados para o local, devendo estar a uma distância mínima de 1,5 m entre uma e outra.

É necessário que os ambulantes mantenham distância de pelo menos 1,5m entre uma banca e outra, além de disponibilizar álcool gel 70% para uso próprio e para uso dos clientes. Os comerciantes devem priorizar métodos eletrônicos de pagamento, mantendo higienização frequente das máquinas. A venda de flores, velas e coroas fica permitida, desde que sejam observados os protocolos de distanciamento social

Saiba mais sobre os cemitérios do Recife

Cemitério de Santo Amaro

O Cemitério de Santo Amaro chama-se, na verdade, Cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção de Santo Amaro das Salinas. Foi projetado pelo engenheiro José Mamede Alves Ferreira. Inaugurado em 1º de março de 1851, destinou-se, inicialmente, ao sepultamento de pessoas vitimadas pelo surto de febre amarela, que não podiam ser sepultadas em igrejas, como era o costume da época.

Sua arquitetura é radial, com túmulos distribuídos ao longo de ruas que partem de um ponto central. É a maior exposição de arte ao ar livre de Pernambuco, com centenas de mausoléus de grande porte. A capela também merece destaque. Também projetada por José Mamede Alves Ferreira, foi construída por volta de 1853. Trata-se de um monumento de puro estilo gótico de cruz grega, fechada por uma só abóbada.

Endereço: Rua Marquês do Pombal, Santo Amaro, Recife

Área: 145 mil metros quadrados

Estrutura: 20.520 túmulos e 9.008 ossuários

Personalidades:

SETOR 01

01 - Menina sem nome

02 - Conselheiro Rosa e Silva

03 - Barão de Itamaracá

04 - Conde da Boa Vista

05 - Joaquim Nabuco

06 - José Mariano Carneiro da Cunha

07 - Governador Manoel Borba

08 - Capiba - Lourenço da Fonseca Barbosa

09 - Dr. José Maria de Albuquerque Melo

10 - Dona Leonor Porto

11 - Chico Science

12 - Augusto Lucena

SETOR 02

13 - Visconde de Camaragibe

14 - José Francisco de Moura Cavalcanti

15 - Mário Mello

16 - Barão de Mecejana

17 - André Valli

18 - Mário Sette

19 - Maciel Pinheiro

20 - José Isidoro Martins Júnior

21 - Estácio Coimbra

22 - Barão de Contendas

23 - Marcos Freire

24 - Monsenhor Muniz Tavares

25 - José Rufino Bezerra Cavalcanti

SETOR 03

26 - Artistas do Teatro Pernambucano

27 - Ascenso Ferreira

28 - Paulo Pessoa Guerra

29 - Antônio de Góis Cavalcanti

30 - Antônio Arruda de Farias

31 - Herculano Bandeira de Melo

32 - Miguel Arraes de Alencar

33 - Carlos de Lima Cavalcanti

34 - Menino Alfredinho

35 - Eduardo Henrique Accioly Campos

SETOR 04

36 - Agamenon Sérgio de Godói Magalhães

37 - Marinha do Brasil

38 - Aloísio Sérgio Barbosa de Magalhães

39 - Heinrich Moser

40 - Barão da Vitória

41 - Carlos Pena Filho

Cemitério Parque das Flores

O Cemitério Parque das Flores possui uma concepção mais moderna, com os jazigos distribuídos em alamedas e jardins. Em 1977 passou para a administração pública municipal.

Endereço: Avenida Liberdade, s/n – Tejipió – Recife

Área: 125 mil metros quadrados

Estrutura: 17.362 t e 2.236 ossuários

Personalidades:

1-Jornalista Orismar Rodrigues

2-Jornalista Paulo Marques

3-Geógrafo Manoel Correia de Andrade

4-Deputado Byron Sarinho

Cemitério de Casa Amarela

É, para alguns, o mais antigo cemitério recifense, pois se tem notícias de sepultamentos no início do século XIX. Os moradores de Casa Amarela têm uma predileção especial pelo sepultamento de seus entes queridos no cemitério local, devido ao apego com o bairro.

Endereço: Largo de Casa Amarela, s/n – Casa Amarela – Recife

Área: 11,6 mil metros quadrados

Estrutura: 3.019 túmulos e 605 ossuários

Personalidades:

1 - Caju (da dupla Caju e Castanha)

2 - Vereador Edmar Moury Fernandes

3 - Vereador Mário Monteiro.

Cemitério da Várzea

É o terceiro maior cemitério do Recife em área e está dividido em 18 quarteirões. Assim como os outros cemitérios menores, caracteriza-se por receber sepultamentos de moradores da área de entorno.

Endereço: Rua Professor Artur de Sá, s/n – Várzea – Recife

Área: 21,7 mil metros quadrados

Estrutura: 3.874 túmulos e 1.890 ossuários

Personalidade:

Padre Henrique Pereira (religioso, de estreitas relações com Dom Hélder, teve notória atuação contra a Ditadura Militar. Foi torturado e assassinado em 1969).

Cemitério de Tejipió

O Cemitério de Tejipió também é conhecido como Pacheco. Possui 12 quarteirões e segue a mesma lógica dos cemitérios menores, recebendo o sepultamento dos moradores do seu entorno.

Endereço: Rua Alto do São Pedro, s/n – Tejipió – Recife

Área: 16,5 mil metros quadrados

Estrutura: 2.724 túmulos e 230 ossuários


Comentários

Últimas notícias