ACIDENTE

Obra na Zona Norte do Recife onde homem trabalhava quando foi soterrado é embargada

Cícero Gomes da Silva cavava um buraco em um muro de contenção quando a barreira deslizou cerca de seis metros, de acordo com a perícia

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 27/10/2020 às 10:46 | Atualizado em 27/10/2020 às 10:51
LEONARDO BALTAR/TV JORNAL
A obra apresentava irregularidades e os trabalhadores não utilizavam Equipamento de Proteção Individual (EPI). - FOTO: LEONARDO BALTAR/TV JORNAL

A Defesa Civil do Recife embargou a obra privada no bairro de Apipucos, Zona Norte do Recife, onde ocorreu um deslizamento de um paredão de terra que vitimou um funcionário de 41 anos nessa segunda-feira (26). Segundo a pasta, a construção não apresentava segurança, no local do deslizamento  não havia escoras e os funcionários não usavam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Segundo testemunhas, Cícero Gomes da Silva cavava um buraco em um muro de contenção quando a barreira deslizou cerca de seis metros, de acordo com a perícia. No mesmo dia, três viaturas do Corpo de Bombeiros e um trator foram ao local para fazer a remoção do corpo, que ficou completamente soterrado.

Na manhã desta terça-feira (27), o Instituto Médico Legal informou que ainda estão sendo feitas as perícias no corpo da vítima, e que logo que assim que os trabalhos forem concluídos, haverá sua liberação para os familiares.

Cerca de dez funcionários trabalhavam na obra e, segundo o delegado responsável pelo caso, Vinícius Notari, alguns funcionários teriam retirado a placa que identificava a obra logo após o acidente. "A gente acionou a Defesa Civil, bem como o Controle Urbano, para virem aqui avaliar as condições da obra e, se for o caso, embargar. Informações preliminares, repassadas pelos trabalhadores, foi que, após o acidente, duas pessoas teriam vindo aqui e retirado a placa. A gente conversou com essas duas pessoas e por esse motivo estão na delegacia sendo ouvidos para dizer quem foi que mandou eles retirarem essa placa, em que circunstância isso aconteceu", disse o delegado, em entrevista, na segunda-feira.

Ao chegar no local, Elaine Hawson, gerente de engenharia da Defesa Civil, afirmou que a obra estava em estágio inicial, os profissionais não usavam Equipamento de Proteção Individual (EPI) e não existia nenhum tipo de escoramento. "A gente percebe que a obra estava sendo executada sem nenhum tipo de segurança. Já é um motivo para ser embargada. Convocamos a Secretaria de Controle Urbano para fazer o embargo da obra", disse.

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que instaurou inquérito policial para esclarecer a morte do homem e que, de acordo com informações preliminares, a vítima estava no local, trabalhando em uma construção quando houve o soterramento da obra. Por fim, a corporação afirmou que uma equipe da Delegacia da Macaxeira realizou os procedimentos legais e iniciou a investigação.

Comentários

Últimas notícias