Três quilômetros de uma adutora de água tratada, pertencente ao Sistema Botafogo, localizada na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, serão substituídos. A adutora já teve 350 metros trocados e a expectativa é de que a obra, feita pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), seja concluída em março do próximo ano.
A adutora que será substituída tem 400 milímetros de diâmetro e é responsável pelo transporte de 250 litros de água por segundo. São atendidas cerca de 170 mil pessoas pelo Sistema Botafogo, residentes dos bairros de Peixinhos, Alto da Sé, Monte, Guadalupe, Amparo, Bonsucesso, Ribeira, Carmo e as localidades V8 e 7º RO.
“Estamos trocando a tubulação de ferro fundido para PVC, que é um material de maior resistência à agressividade do solo e com melhor desempenho hidráulico", disse o gerente de Produção da Compesa, Euris Oliveira.
Segundo a Compesa essa obra recebe um investimento de mais de R$ 1 milhão e obedece um planejamento criterioso para não causar impacto no fornecimento de água de bairros de Olinda, nem no tráfego da área. A iniciativa trará melhorias operacionais do Sistema Adutor Botafogo, redução de paralisações para consertos de vazamentos, além do aumento da oferta de água e, consequentemente, a distribuição com mais pressão e regularidade.
A troca dos três quilômetros de tubulação será feita em etapas, tendo a segunda fase sendo iniciada na última segunda-feira (26), na Avenida Antônio Costa Azevedo, transversal da Presidente Kennedy, no sentido Olinda-subúrbio.
Serão assentados mais 500 metros de tubos, o que deve ser feito em dez dias, de acordo com a Compesa, finalizando na Rua Santarém. As interligações dos novos trechos da adutora serão realizadas nos dias em que não há abastecimento, com o objetivo de não comprometer o calendário das áreas atendidas por esse sistema. Além de acompanhar os dias sem abastecimento, o serviço acontecerá à noite, para evitar maiores transtornos no tráfego da região.
Comentários