Projeto

Em 2020, Celpe trocou iluminação de 34 escolas públicas de Pernambuco

As lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas foram modificadas por modelos de LED

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 06/11/2020 às 18:13 | Atualizado em 06/11/2020 às 18:27
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
PROJETO Texto define energia elétrica, combustíveis, gás natural, querosene de aviação, transporte coletivo e telecomunicações como essenciais - FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) trocou, de janeiro a setembro de 2020, 9.839 lâmpadas em um total de 34 unidades de ensino públicas do Estado. A ação faz parte do projeto de Eficientização de Edificações e integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Objetivo é levar eficiência e economia de energia para escolas estaduais e municipais.

De acordo com a empresa, a substituição de lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas por modelos de LED pode representar uma economia média de 40% no sistema de iluminação de um imóvel.

>> Celpe lança edital para escolher projetos de eficiência energética

>> Celpe recupera energia suficiente para abastecer Caruaru e arquipélago de Fernando de Noronha por três meses

No projeto, além da substituição das lâmpadas, são realizadas palestras para representantes das escolas sobre uso eficiente da energia e segurança com aparelhos elétricos. O intuito é de que esse conhecimento seja disseminado nas instituições, estimulando o consumo consciente de energia em toda a comunidade escolar.

A gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas destacou que as lâmpadas de LED têm fluxo luminoso igual ao das fluorescentes, mas consomem menos energia. “A economia de energia beneficia as escolas com a redução da fatura de energia e a adoção de práticas mais sustentáveis. Com a troca das lâmpadas, estamos contribuindo com a preservação do meio ambiente e dando o exemplo para as futuras gerações que estão sendo formadas nessas instituições”, afirmou

Como participar?

Escolas públicas, sem fins lucrativos, de caráter essencialmente filantrópico ou assistencial podem se inscrever ([email protected]) para receber as ações. Para ser beneficiada, a instituição deve funcionar em local próprio, localizado nos municípios onde a Celpe atua.


Comentários

Últimas notícias