Após a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) realizar ações de prevenção e combate a desvios, entre janeiro e setembro de 2020, foram recuperados cerca de 134 milhões de quilowatts-hora (kWh) de energia, o suficiente para abastecer, por exemplo, o arquipélago de Fernando Noronha e o município de Caruaru durante três meses. De acordo com a Companhia, foram feitas mais de 124 mil inspeções e mais de 73 mil consumidores regularizados.
As operações realizaram uma fiscalização e autuaram estabelecimentos, como fábricas, condomínios, supermercados e residências. Em uma das ações a perícia identificou, por exemplo, um desvio de energia em uma fábrica de artefatos cerâmicos, na cidade de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata de Pernambuco.O consumo que deixou de ser medido e foi recuperado seria suficiente para suprir mais de 5.400 residências por um mês.
De acordo com a Celpe, a companhia tem atuado de forma preventiva no combate às ligações irregulares por meio de uma equipe de inteligência que trabalha para identificar e retirar essas ligações. Após inspeção técnica no local de suspeita de fraude, a Celpe protocola denúncia junto à Secretaria de Defesa Social para que o caso seja investigado. Caso a irregularidade seja constatada, a concessionária notifica o proprietário e realiza a cobrança pelo período fraudado.
- Celpe oferece recompensa de R$ 20 mil por informações de suspeito de matar eletricista em Limoeiro
- Advogado de suspeito de matar eletricista da Celpe entra com pedido para revogar prisão preventiva
- Contas da Celpe poderão ser pagas através do PIX a partir de novembro
- Celpe passa a disponibilizar fatura pelo WhatsApp
Regularização
As pessoas que estão em situação irregular e não tem o medidor de energia instalado pode entrar em contato com as Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para fazer regularização da ligação, de forma gratuita. As faturas podem ser parceladas.
Quem perceber ligações irregulares nas redes elétricas nas localidades onde vivem podem acionar os canais de atendimento da Companhia. Além de ser um crime, o furto prejudica o fornecimento de energia e representa risco para a segurança da comunidade.
As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou direto no site da Celpe. A Central de Relacionamento para denúncia anônima é o número 116. Também podem ser feitas denúncias pelo aplicativo WhatsApp pelo número (81) 3217-6990.
Comentários