A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é a 13ª melhor universidade do Brasil, de acordo com a organização britânica Quacquarelli Symonds (QS). É a mesma posição do ano passado. A classificação foi divulgada na última quarta-feira (11) pelo Latin America University Rankings 2021, que elenca a classificação das melhores universidades da região. Sendo a mais bem colocada no Norte e Nordeste, quanto ao critério específico de reputação acadêmica, a instituição ocupa o 11º lugar no país, além de figurar na 9ª colocação na rede internacional de pesquisa e estar na 46ª posição na América Latina.
>> UFPE tem 20 professores na lista dos cientistas mais influentes do mundo; saiba quais são
Melhorias
Com relação ao mesmo ranking do ano passado e levando-se em consideração o universo brasileiro, a UFPE melhorou nos quesitos de membros acadêmicos com PhD – subiu de 21 pontos para 30, e na relação de papers por membro da instituição, que saiu de 32 para 35 pontos. Nos critérios de network internacional de pesquisa e, novamente, na relação da papers por membro da instituição, sendo que no âmbito latino-americano, a instituição de ensino também melhorou seu rendimento.
>> UFPE iniciará estudo sobre efeitos crônicos do óleo no litoral pernambucano
USP ocupa o 2º lugar
A Universidade de São Paulo (USP) está classificada como a instituição brasileira mais bem colocada, aparecendo na segunda posição, atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile. O ranking classificou as 410 melhores universidades da América Latina. A QS Latin America utiliza oito indicadores para calcular a pontuação de cada universidade, sendo cada um deles com pesos distintos e aferem o posicionamento acadêmico global, a produtividade em pesquisa, o impacto em pesquisa, empregabilidade e esforços de internacionalização.
>> UFPE está desenvolvendo vacina contra a Covid-19 utilizando fungos usados em pães e cervejas
Comentários