FERIADO

Confira o que abre e o que fecha no Recife no feriado de Nossa Senhora da Conceição (8)

Feriado vai alterar a programação de estabelecimentos no município

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 02/12/2020 às 21:16 | Atualizado em 07/12/2020 às 14:35
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Às vésperas do Dia de Nossa Senhora de Conceição, santuário tem uma movimentação de muitos fiéis. - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Matéria atualizada em 7/12

A próxima terça-feira (08) será marcada pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição, o que equivale a um feriado, somente no Recife. A data altera alguns horários de funcionamento de determinados estabelecimentos no município.

>> Festa do Morro: veja a programação e o esquema de circulação no Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Para que você possa se programar, o Jornal do Commercio preparou uma lista com o que abre, fecha ou funciona em horário especial. Lembrando que, se sair de casa, use a máscara e leve álcool em gel, hein!

Shoppings

RioMar Recife

Localizado no Pina, Zona Sul do Recife, o RioMar funcionará das 10h às 22h. A Praça de Alimentação e o Boulevard de restaurantes no Piso L3, funcionarão das 11h30 até às 22h. Os restaurantes do Piso Térreo e do Piso L1, funcionarão a partir das 11h30.

Shopping Recife

O Shopping Recife, localizado em Boa Viagem, também na Zona Sul da capital pernambucana, irá funcionar das 10h às 22h para todas as suas operações.

Shopping Guararapes

O horário de funcionamento do Shopping Guararapes, localizado em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, será normal, das 10h as 22h.

Plaza

O mall localizado em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, abrirá normalmente. Todas as lojas, o Game Station e as operações da Praça de Alimentação funcionarão das 10h às 22h. O cinema funcionará conforme o horário da programação da UCI Kinoplex.

Shopping Tacaruna

O Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, na Área Central, funcionará normalmente das 10h às 22h. O horário vale para todas as operações. O cinema funcionará de acordo com a programação da UCI Kinoplex.

Shopping Costa Dourada

O centro de compras no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (RMR), também operará em horário normal. Lojas, quiosques e demais operações funcionarão das 10h às 22h. O Supermercado Arco-Vita e a farmácia abrirão das 8h às 22h.

Shopping Boa Vista

O Boa Vista, na área central do Recife, também seguirá seu horário de funcionamento tradicional. Todas as lojas, quiosques e praça de alimentação abrirão das 11h às 19h. 

Camará Shopping

O mall de Camaragibe, na RMR, terá o horário alterado no feriado. As lojas satélites, quiosques e âncoras abrirão as portas das 13h às 21h. Enquanto isso, a praça e estabelecimentos de alimentação e lazer funcionarão das 12h às 22h. 

Shopping ETC

Localizado nos Aflitos, na Zona Norte do Recife, o Shopping ETC terá as lojas e a praça de alimentação estarão funcionando das 12h às 18h. O horário do cinema é necessário conferir no site da rede Moviemax.

Ferreira Costa

As unidades da Ferreira Costa na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, e da Tamarineira, na Zona Norte da capital, funcionarão das 9h às 19h.

Supermercados

Segundo a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), os estabelecimentos vão funcionar normalmente. 

Bancos

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, as agências bancárias públicas e privadas não funcionarão no Recife. A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Lojas do Centro e bairros

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Recife, as lojas do Centro e bairros do Recife terão abertura facultativa, das 9h às 17h.

Tribunal de Justiça de Pernambuco

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai funcionar em regime de plantão judiciário. O horário de funcionamento dos plantões do 1° e 2° Graus de Jurisdição de toda a Justiça estadual, durante o feriado, será das 13h às 17h. O atendimento acontece de modo remoto, sendo voltado para demandas de urgências de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros.

Comarcas da Região Metropolitana do Recife e do Interior

Segundo a assessoria do TJPE, as unidades judiciárias da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior que vão atuar em regime de plantão na próxima terça-feira (8/12) atendendo demandas de urgências de comarcas circunvizinhas, são: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina. Para conferir o contato de cada unidade judiciária plantonista das comarcas da RMR e do Interior, bem como de suas respectivas áreas de abrangência, basta acessar a seção Plantão Interior - 1º Grau no site do TJPE.

Saúde

Nestas segunda (7) e terça-feira (8), a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na quarta-feira (9). Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife, no Curado, terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional.

Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima, em Casa Amarela, Professor Bandeira Filho, em Afogados, e Arnaldo Marques, no Ibura.

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, funcionará no feriadão, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quarta-feira (9).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

O Hospital Veterinário do Recife (HVR), no Cordeiro, fecha nesta segunda e terça. O atendimento volta na quarta-feira (09), das 7h às 18h. 

Assistência social e direitos humanos

Nestas segunda e terça-feira, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão. Na quarta-feira (9), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.

Trânsito

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), em Santo Amaro, de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta terça-feira (8). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. O atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quarta-feira (9) a partir das 9h até as 12h.

Procon Recife

O Procon Recife não vai realizar atendimento presencial na segunda-feira (7) e na terça-feira (8). Contudo, estão mantidas as audiências on-line já agendadas para esses dias e os protocolos de Reclamação e Denúncia através do site.

Meio ambiente

O Jardim Botânico do Recife (JBR) estará aberto para visitação. O espaço recebe até 300 pessoas por vez e funciona de terça a domingo, das 9h às 15h, com entrada gratuita. Às segundas, o espaço fica fechado para manutenção. Devido a pandemia, o local estabeleceu regras para atender às recomendações das autoridades sanitárias, como o uso de máscara obrigatório, o distanciamento mínimo de 1,5 m entre os visitantes e higienização das mãos. O Econúcleo do Parque da Jaqueira continua fechado devido à pandemia.

Turismo e lazer

Quem quiser aproveitar o feriado ao ar livre vai contar com os parques da cidade abertos normalmente. O Parque Santana o Parque Macaxeira estarão abertos das 5h30 às 21h. Não haverá Ciclofaixa de Turismo e Lazer nem na segunda e nem na terça-feira, já que o funcionamento dela ocorre aos domingos e feriados nacionais.

Mercados e feiras

De acordo com a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), os mercados públicos e feiras novas funcionam das 6h às 13h na terça-feira (8). Na segunda-feira (7), os equipamentos funcionam normalmente, das 6h às 18h. É importante lembrar, no entanto, a abertura de cada box depende de cada permissionário.

Cultura

Todos os equipamentos culturais geridos pela Prefeitura do Recife estarão fechados. Na segunda-feira, eles também estarão fechados, como ocorre normalmente. Mas nos parques Sítio Trindade e Dona Lindu, o lazer a céu aberto está garantido.

Esportes

As Academias Recife e as atividades esportivas oferecidas no Geraldão não funcionarão nesta segunda e nesta terça.

Compaz e bibliotecas

Os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Hélder Câmara e as Bibliotecas Municipais de Afogados e Casa Amarela estarão fechados nesta segunda-feira (7) e terça-feira (8). Os Compaz e Bibliotecas Municipais voltarão às atividades normais nesta quarta-feira (9).

Ministério Público do Trabalho

A sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, no Recife, não funcionará nesta terça-feira (8), devido ao feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição. As Procuradorias do Trabalho nos Municípios (PTMs) de Caruaru e de Petrolina funcionam normalmente. O expediente do órgão ministerial na capital pernambucana retorna na quarta-feira (9), em formato presencial das 12h às 16h, complementado com três horas em formato de teletrabalho.

Mesmo com a retomada preliminar e gradual das atividades nas unidades do MPT em Pernambuco, o órgão ministerial orienta que as pessoas continuem a usar os atendimentos remotos. O atendimento presencial é admitido em casos urgentes e devem ser agendados pelos telefones (81) 2101-3200, no Recife; (81) 3046-1700, em Caruaru; e (87) 3983.4800, em Petrolina.

Comentários

Últimas notícias