MORRO DA CONCEIÇÃO

Festa do Morro: veja a programação e o esquema de circulação no Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Festa deste ano terá adaptações para evitar a disseminação do novo coronavírus

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 27/11/2020 às 17:43 | Atualizado em 01/12/2020 às 15:51
YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
REVERÊNCIA Missa solene de abertura da 116ª edição da festa está marcada para as 19h e será presidida pelo bispo auxiliar dom Limacêdo Antônio da Silva e transmitida pela internet no canal do Santuário de Nossa Senhora da Conceição no YouTube. - FOTO: YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM

Sem a tradicional Procissão da Bandeira, que leva uma multidão às ruas da Zona Norte do Recife para reverenciar a santa padroeira do coração de Pernambuco, e novamente com um dia a mais de programação, a Festa do Morro começa neste sábado (28) no Morro da Conceição com uma série de adaptações para evitar a disseminação do novo coronavírus. As missas, assim como o novenário, serão transmitidas pela internet, através do canal do Santuário de Nossa Senhora da Conceição no YouTube. Quem preferir acompanhar as celebrações presencialmente deverá ficar atento às regras.

>> Por causa da pandemia, Festa do Morro da Conceição 2020, no Recife, terá mudanças no formato

>> Morro da Conceição abraça todas as religiões sob os pés de Nossa Senhora

A missa solene de abertura da 116ª edição da festa está marcada para as 19h e será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife dom Limacêdo Antônio da Silva. A partir de domingo, até o dia 7 de dezembro serão cinco missas diárias: às 6h, 9h, 12h, 14h e 16h, com duração média de 45 minutos cada. O Solene Novenário acontece sempre às 19h.

No dia 8 de dezembro, data dedicada à Virgem da Conceição, oito missas serão realizadas (0h, 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h e 16h). A solenidade da Imaculada Conceição, que encerra a festa, vai ser presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, às 19h.

A orientação da arquidiocese é de que pessoas do grupo de risco fiquem em casa e acompanhem as celebrações através do YouTube, no canal Santuário Morro da Conceição. As missas das 4h e das 19h do dia de Nossa Senhora da Conceição serão transmitidas também pela TV Pai Eterno.

"A nossa expectativa é, dentro deste novo normal, poder acolher quem subir o morro com muita alegria, mas muita responsabilidade. Receberemos, com muita tranquilidade e muito carinho as pessoas", destaca o padre Luiz Vieira, reitor do santuário. "A gente também está orientando as pessoas para que assistam às missas pela internet. Muitos vêm aqui nesta época para pagar suas promessas. Estamos pedindo para que venham em outros dias, que não seja o dia 8. Não tem problema se não puder vir, a promessa pode ser paga no próximo ano também", pontua o padre.

Quem quiser subir o Morro precisará seguir as regras sanitárias. A entrada no santuário se dará pelos portões A e B, próximos à torre. Dentro do templo, serão dispostos 120 bancos, para duas pessoas cada, totalizando 240 pessoas dentro do santuário. Do lado de fora, foi montada uma estrutura com duas tendas e 300 cadeiras, dispostas de modo que haja distanciamento de 1,5 metro entre elas. As portas de vidro das laterais do templo foram retiradas, para melhor circulação do ar. Ao fim da missa, os fiéis sairão pela lateral do santuário, terão acesso à santa brevemente e em seguida deverão sair pelo portão G. Os portões E e F estarão fechados. Já os portões C e D servirão de entrada para fiéis que desejem apenas ter acesso à imagem da Imaculada. Para esses, a saída também será pelo portão G. No entorno da santa, marcas no chão determinam o distanciamento dos fiéis. Cada portão de entrada terá um segurança e dois casais de voluntários, que medirão a temperatura e farão higienização de mãos com álcool em gel.

As mudanças também valem para quem quiser acender velas. O velário está isolado. Voluntários receberão as velas, que serão higienizadas. Pias para a lavagens de mãos foram instaladas em todo o entorno do santuário. Voluntária da festa, a irmã Luciana Nunes defende que tudo está sendo pensado para a segurança das pessoas. "Vai ser uma festa de doação total. Trabalhamos muito para que tudo estivesse preparado para oferecer segurança a quem vier. Será uma festa diferente, mas com muito amor e esperança."

A técnica em enfermagem Janeide Maria da Silva, 52 anos, estará entre os fiéis que irão acompanhar as missas presencialmente. "Vou escolher um horário mais calmo, mas não deixarei de vir na Festa. Venho há muitos anos. Antes, com minha mãe, falecida há 18 anos, hoje com meu filho." A devoção, que vem de família, já trouxe várias graças a Janeide. "Pedi a Nossa Senhora da Conceição com muita fé um emprego e ela não só me deu uma oportunidade de emprego aqui no Morro que leva o nome dela", conta ela, que vive no bairro do Jordão, Zona Sul do Recife.

 

ARTES JC
JC-CID1128_PROCISSAO_IMPRESSO_Prancheta 1 - ARTES JC

ARTES JC
JC-CID1128_PROCISSAO_IMPRESSO_Prancheta 1 - FOTO:ARTES JC

Comentários

Últimas notícias