Festa do morro: devido à covid, fiéis do grupo de risco acompanham programação de casa

Missas e novenários estão sendo transmitidos pela internet diariamente

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 06/12/2020 às 9:04
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Maria José tem 93 anos, é natural de Gravatá, no Agreste, mas abraçou e foi acolhida pelo Morro desde 1975. Pela primeira vez, vai acompanhar a festa em casa - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

As paredes azuis e as imagens de Nossa Senhora espalhadas pelos cômodos da casa deixam clara a devoção. Aos 93 anos, Maria José da Silva não tem filhos, marido ou familiares que morem perto. Na casa onde vive, a companhia é da mãe celestial e das amizades que conquistou no Morro da Conceição. É à mãe de Jesus Cristo que ela atribui todas as graças alcançadas na vida. Uma relação que se estreitou quando Maria José passou a morar na comunidade que carrega o nome da santa, em 1975. Nos últimos 55 anos, frequenta o Santuário dedicado à Imaculada e já foi voluntária por diversas vezes na Festa do Morro. Mas em 2020, a história será diferente. Por fazer parte do grupo de risco para o novo coronavírus, Maria terá que acompanhar pela primeira vez missa em homenagem à santa de dentro de casa.

>> Festa do Morro 2020: sem procissões e romarias, fiéis são estimulados a ficar em casa; visitação será controlada

>> Comerciantes da Festa do Morro precisam lidar com as restrições da pandemia

Maria José é natural de Gravatá, no Agreste do Estado. Órfã de pai e mãe, ela se mudou para o Recife junto com a família para a qual trabalhava. Ajudou a criar nove crianças, nenhuma sua. Foi no momento em que mais precisou, que subiu o Morro em busca de auxílio. “Estava precisando de um emprego para me manter no Recife e subi o morro para fazer minhas orações. Naquela época, era muito diferente de como é hoje, era só mato e uma capelinha. Foi quando uma mulher veio falar comigo sobre uma oportunidade em uma empresa de ar condicionado. Nunca achei que eu passaria, porque não sabia nem ler. Mas Nossa Senhora me deu essa bênção. Passei 14 anos nessa empresa e me aposentei lá”, lembra. De lá para cá, foram muitas as intercessões da Imaculada. “Tudo que tenho na minha vida eu agradeço a ela. Rezo todos os dias e faço meus pedidos com muita fé. Ela sempre me escutou.”

Pela idade, Maria José não poderá participar da festa deste ano. Assistirá às missas do dia 8 de dezembro, dia dedicado à santa, pela televisão, através da TV Pai Eterno, que transmitirá a celebração das 4h e também a solenidade de encerramento, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido, às 19h. “Vai ser uma festa muito diferente por causa dessa doença, mas o que importa é a fé”, garante.

Moradora do Morro da Conceição há mais de 50 anos, a comerciante Cristina Rodrigues dos Anjos, 63, também não irá acompanhar as missas presencialmente. Para ela, a alternativa será utilizar as redes sociais. As celebrações e os novenários são transmitidos diariamente pelo canal do Santuário de Nossa Senhora da Conceição no YouTube. “Faço parte do grupo de risco, porque tenho diabetes e pressão alta. Então, este ano não vou poder ir. Não tenho ido nem mesmo para as missas de domingo em igreja nenhuma”, conta ela. A devoção de Cristina veio da mãe. “Ela era muito devota, todos os sábados acendia velas e aos domingos, quando podia, levava para a missa. Já alcancei muitas graças pedindo a Nossa Senhora, principalmente relacionada à saúde.” Em 2020, Cristina tem um pedido em especial. “O que mais tenho pedido com fé é o fim desta doença. Os hospitais estão enchendo de novo, tem muita gente adoecendo”, lamenta.

A comerciante assiste as missas online desde o início da pandemia. “É muito diferente do que é pessoalmente. Não podemos receber a hóstia, o corpo de cristo. É uma mudança brusca, de uma hora para outra, mas ao mesmo tempo necessária para evitar que pessoas dos grupos de risco se contaminem. Hoje nos resguardamos para ano que vem termos uma festa linda, contando nossa vitória”, completa.

Programação

O último domingo da Festa do Morro antes do dia oficial de Nossa Senhora da Conceição, celebrado em 8 de dezembro, terá cinco missas, às 6h, 9h, 12h, 14h e 16h. Cada celebração deve ter duração média de 45 minutos. Já o novenário acontece às 19h. Toda a programação é transmitida online pelo canal do Santuário de Nossa Senhora da Conceição no YouTube.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a orientação da Arquidiocese de Olinda e Recife é para que as pessoas que fazem parte do grupo de risco fiquem em casa e acompanhem remotamente a programação. Quem preferir ir presencialmente ao santuário precisará seguir regras sanitárias e de distanciamento social.

A entrada acontece por dois portões laterais, próximos à Torre do Santuário. Dentro do templo existem 120 bancos, para duas pessoas cada, totalizando 240 vagas. Na área externa, 300 cadeiras foram dispostas sob duas tendas. A saída se dá pelo portão que fica atrás da imagem da santa. Também é possível entrar no santuário apenas para ter acesso à imagem. Nesse caso, a entrada se dará por dois portões localizados ao lado da santa. Quem quiser acender velas terá que contar com a ajuda de voluntários, já que o velário está isolado.

No dia 8 de dezembro, data dedicada à Virgem da Conceição, oito missas serão realizadas (0h, 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h e 16h). A solenidade da Imaculada Conceição, que encerra a festa, vai ser presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, às 19h. As missas das 4h e das 19h do dia de Nossa Senhora da Conceição serão transmitidas também pela TV Pai Eterno.

YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
MUDANÇAS Apenas os fiteiros fixos, que vendem artigos religiosos durante o ano inteiro, estão autorizados a funcionar. Fim de ano será difícil para quem dependia da renda extra - FOTO:YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias