REBANHOS

Último dia de vacinação contra febre aftosa em Pernambuco; declaração deve ser feita até 31 de dezembro

A declaração deve ser feita nos escritórios da Adagro ou pela internet

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/12/2020 às 11:20 | Atualizado em 15/12/2020 às 11:26
ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL
Os bovinos, ovinos, suínos e caprinos são susceptíveis à febre aftosa - FOTO: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL

O prazo para a vacinação contra a febre aftosa — doença infecciosa que atinge normalmente animais bovinos de leite e de corte e os suínos — termina nesta terça-feira (15) em Pernambuco. Já a declaração obrigatória da vacina deve ser realizada até 31 de dezembro, para evitar multas e penalidades. Os produtores devem declarar todos os animais de sua propriedade, inclusive os que estão fora da faixa etária da campanha que imunizou bovinos e bubalinos com até 24 meses.

A declaração deve ser feita nos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) ou pela internet, no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no site www.adagro.pe.gov.br e também via aplicativo nos sistemas IOS e Android.

A Adagro reforça que quem não vacinar e/ou não declarar paga multa, fica impedido de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) e não recebe a ficha sanitária que é exigida por instituições bancárias para liberação de linha de crédito.

“Lembramos aos produtores que há duas décadas não registramos casos da doença devido ao compromisso de todos com a imunização do rebanho e que precisamos avançar para área livre de aftosa sem vacinação”, afirma o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Imunização

Na primeira etapa, que aconteceu nos meses de junho e julho, foram imunizados 1.827.41 bovinos e 9.685 búfalos, atingindo uma cobertura de 93,59% do rebanho pernambucano. Mesmo com as medidas de isolamento social, o Estado conseguiu superar os 90% de cobertura vacinal, meta estabelecida pelo MAPA.

Perguntas e respostas sobre a Febre Aftosa

Pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

O que é a Febre Aftosa?

Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus do qual existem 7 tipos, que produzem sinais clínicos similares. Os diferentes tipos só podem ser identificados em laboratório.

Como a Febre Aftosa é transmitida?

O vírus está presente em grande quantidade no fluido das vesículas e também pode ocorrer na saliva, no leite e nas fezes dos animais afetados. A contaminação de qualquer objeto com qualquer dessas fontes de infecção, é uma fonte perigosa de transmissão de um rebanho a outro. No pico da doença o vírus está presente no sangue. Animais infectados começam a excretar o vírus poucos dias antes do aparecimento dos sinais clínicos. Os suínos eliminam grandes quantidades de vírus.

A transmissão via aérea da doença pode ocorrer e sob condições favoráveis de clima, a doença pode se espalhar por consideráveis distâncias por essa via. Os animais adquirem o vírus ou por contato direto com outros animais infectados, contato com alimentos e objetos contaminados.

A doença é transmitida mecanicamente pela movimentação de animais, pessoas, veículos e outros que tenham sido contaminados pelo vírus. Caminhões, carretas, recintos de leilões, feiras e currais de embarque nos quais tenham circulado animais infectados são perigosas fontes de contaminação, caso não sejam devidamente desinfetados. Estradas podem também ser contaminadas e o vírus pode ser carreado nos pneus dos veículos em trânsito. Os calçados, roupas e mãos das pessoas que lidaram com animais doentes podem transmitir o vírus.

A Febre Aftosa pode ser transmitida às pessoas?

A transmissão para seres humanos é raríssima. Só existe um registro de Febre Aftosa em humanos na Grã Bretanha em 1966. Os efeitos gerais da doença na pessoa são muito similares à gripe com algumas aftas. A Febre Aftosa é uma doença de curta duração e autolimitante.

A doença em animais não tem implicações para a cadeia alimentar humana. Existem várias condições humanas com sintomas semelhantes que não têm nenhuma relação com a Febre Aftosa.

Quais espécies animais são susceptíveis à Febre Aftosa?

Os bovinos, ovinos, suínos e caprinos são susceptíveis. Também são susceptíveis os camelídeos (camelos, lhamas, alpacas, guanacos e vicunhas) e as espécies de animais silvestres de cascos fendidos, como capivaras, elefantes e outros animais de zoológico.

Quais são os sinais da Febre Aftosa?

Os principais sinais clínicos são aftas (vesículas) na boca ou nos pés e outros sinais, os quais podem incluir:

Bovinos – Febre, inquietação, salivação (babeira), dificuldade de mastigar e engolir alimentos, tremores, queda da produção de leite, dor nos tetos ao ordenhar ou amamentar, ferimentos nos pés e manqueira. O animal pode parar de ingerir alimentos e água, e tende a ficar isolado no pasto e posteriormente deitar. Estalar dos lábios e movimentos estranhos da mandíbula com salivação ao redor dos lábios que cai no chão. O emagrecimento é marcante devido à febre e à dificuldade de alimentar, beber e locomover.

Ovinos e Caprinos – Febre, severa laminite, afetando uma ou mais patas, manqueira, tendência a deitar e não querer levantar, maior mortalidade nos animais jovens. Sinais clínicos na boca são menos freqüentes.

Suínos – Febre, laminite aguda, inquietação, dificuldade de mastigar e engolir alimentos. Sinais clínicos na boca são menos visíveis, mas podem ocorrer vesículas no focinho e na língua.

Comentários

Últimas notícias