Com informações da TV Jornal
Nas praias de Casa Caiada e Bairro Novo, em Olinda, Candeias e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, e na de Boa Viagem, no Recife, a véspera de Ano Novo amanheceu com fiscalização e movimentação tranquila. Isso porque as prefeituras das três cidades proibiram, a partir de determinado horário, toldos, comércio, cadeiras, bancos, mesas, queima de fogos e som na praia durante as festividades do réveillon deste ano. A medida foi tomada com o objetivo de evitar aglomerações e a consequente disseminação da covid-19. Em outras cidades do litoral, restrições também foram anunciadas.
Em Olinda, barraqueiros contam que o veto significou prejuízo. "É ruim para quem é ambulante, a gente depende disso", disse Anderson Soares. Já Adiel Caetano da Silva, que trabalha há mais de 30 anos na praia, conta que sempre conseguiu faturar bem na virada de ano. "É difícil porque a gente tem nossos compromissos para pagar, que estão batendo na porta."
» Confira como estará a maré durante o Ano Novo em Pernambuco
O jornaleiro Celso Meireles concorda com a medida. "Eu acho que está super certo. As pessoas têm que ficar em casa, evitar aglomeração, é muito mais seguro. Próximo ano comemora na praia", opinou. A fiscalização será realizada por funcionários das secretarias de Meio Ambiente e Planejamento Urbano; Segurança Urbana; Transportes e Trânsito.
Já no Recife, participam da fiscalização a guarda municipal, a Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), a Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) e a Polícia Militar. A gerente da regional Sul da Dircon, Lúcia Amorim, explica como funciona. "Nós começamos hoje, a partir das 8h. Já existe uma equipe na praia reforçando todas essas orientações para os comerciantes e quiosques. A partir das 14h, vamos ter um aumento dessa equipe, que fica até às 4h ou 5h da manhã do dia 1º", afirma.
Caso seja verificado que os comerciantes estão descumprindo as regras, eles receberão uma advertência e poderão ter o material recolhido. "Vão receber uma advertência, mas como não podemos deixar que esse equipamentos permaneçam, vai ser dado um prazo para que ele retire. Caso não seja retirado, a prefeitura vai fazer o recolhimento", disse a gerente.
Por fim, ela pede a compreensão dos recifenses. "O que a gente quer reforçar é o apoio da população; que ela não venha para a praia. Vamos aguardar 2021 para que a gente possa fazer uma festa segura na praia de Boa Viagem."
Com tempo nublado, em Candeias e Piedade, praias localizadas em Jaboatão dos Guararapes, o movimento era baixo nesta manhã. No município, além de restrições similares às do Recife e de Olinda, entre o período das 18h do dia 31 de dezembro às 6h do dia 1º de janeiro, bebidas e comidas não poderão ser comercializadas na orla. A Prefeitura de Jaboatão já havia cancelado os shows e a queima de fogos de artifício na noite de Ano Novo, sob a justificativa de evitar aglomerações de pessoas.
Comentários