Religião

Fiéis pedem saúde para 2021 na primeira bênção de São Félix

A primeira bênção do ano costuma atrair milhares de católicos, mas por causa da pandemia número foi reduzido

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 01/01/2021 às 11:20 | Atualizado em 01/01/2021 às 11:44
Notícia
X

Parte das tradições católicas, a bênção de São Félix reuniu fiéis na primeira cerimônia do ano nesta sexta-feira (1°). A pandemia mudou a realização do ritual e também os pedidos dos católicos. Neste ano que começa, as súplicas foram por saúde e pelo fim do novo coronavírus.

Veja como foi a virada do ano em Recife, Jaboatão e Olinda

Anna Lívia foi o primeiro bebê de 2021; menina nasceu na Maternidade Barros Lima, no Recife

Na Basílica da Penha, no Bairro de São José, no Recife, o reitor do templo religioso, frei Hélio Ferreira, diz que antes a questão financeira era a principal preocupação, mas que agora o foco está na saúde.  O país registrou 1.036 mortes pela Covid-19 até esta quinta-feira (31), chegando ao total de 194.976 óbitos desde o começo da pandemia. Em Pernambuco, já são 222.166 casos confirmados da doença e 9.654 mortes.

PROTOCOLOS

As bênçãos são ministradas aos fiéis durante o dia, a cada 5 ou 10 minutos por causa da pandemia e para que não haja aglomerações na igreja. Uma primeira missa foi celebrada às 6h e outras duas foram programadas para o decorrer do dia, até o encerramento às 18h. 

A bênção de São Félix é concedida sempre às sextas-feiras. É um ritual simples, mas que para a Igreja Católica representa a renovação da fé.  

Tags

Autor