Réveillon

Veja como foi a virada do ano em Recife, Jaboatão e Olinda

2020 se despediu com pouca gente nas praias da Região Metropolitana do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 01/01/2021 às 9:27 | Atualizado em 01/01/2021 às 10:03
Notícia
X

Foi uma virada de ano diferente. Sem o espetáculo dos fogos de artifício, sem os shows gratuitos, sem barracas e toldos espalhados pelas praias do Grande Recife. Marcado pela pandemia da covid-19, 2020 se despediu de maneira atípica, por conta das proibições impostas pelo governo de Pernambuco para evitar uma escalada de contaminação durante o réveillon. Na orla de Piedade, praticamente não se via ninguém. As areias vazias em nada se pareciam com o cenário de espera do ano novo. Em Boa Viagem, principal polo da festa no Estado, as pessoas se animaram a sair de casa para repetir rituais como pular ondas, fazer oferendas e molhar os pés, mas nada parecido com a multidão de anos anteriores. 

Veja fotos da virada de ano pelo mundo

> De casa mesmo, dá para soltar fogos virtuais sobre o Recife; confira

Usando máscara, o casal Josenilda Santos e José Ferreira decidiu passear pela orla. "Moramos aqui há 20 anos e nunca vimos uma coisa dessas. Mas tudo é determinado pelo pai maior, vamos ter fé nele e nas autoridades e acreditar que a vacina vai chegar e tudo vai passar", acredita Ferreira. A praia do Pina, onde ficava o palco e eram realizados os shows, ficou vazia. 

SEM FOGOS

O show pirotécnico, que costumava iluminar o céu do Recife durante vários anos, não aconteceu. Os 15 minutos de fogos anunciando a meia-noite e a chegada do ano novo foi substituído por jogos de luzes, que puderam ser vistos em oito pontos da cidade. Com um alcance de 5 e 7 quilômetros, as luzes foram projetadas nas zonas Norte, Sul e Oeste da cidade. Foram 30 minutos de projeção com trilha sonora. A ideia foi estimular as pessoas a celebrar a chegada de 2021 em casa, das suas varandas. 

A dona de casa Charlene Laupa aprovou a ideia. "Eu não estava nem esperando. Quando deu meia-noite começou o jogo de luzes, eu estava numa chamada de vídeo com minha filha e mostrei a ela. Foi fantástico, lindo mesmo", diz. 

Nas areias das praias não se viam mesas, cadeiras nem comércio, numa demonstração de que a proibição estabelecida pelo governo de Pernambuco foi cumprida. A Polícia Militar estava nas praias observando se a população e os comerciantes estava cumprindo as determinações. 

Em 2021, hora de realizar sonhos adiados em 2020 por causa da pandemia de covid-19

Foram proibidas a fixação de cadeiras, bancos, mesas, toldos, som e caixas térmicas (coolers) na faixa de areia e no calçadão das praias das cidades, durante o réveillon. O comércio nos quiosques, barracas e dos ambulantes só pôde funcionar até às 17h da quinta-feira (31). 

Embora a chegada de 2021 tenha sido saudada de forma diferente, o ano carrega muita expectativa sobre o início da vacinação contra a covid-19 e que a passagem para 2022 seja nos moldes da tradicional comemoração. 

Tags

Autor