RELIGIÃO

Dia de Reis: saiba o significado da data e confira programação no Recife

Nesta quarta, acontece a famosa celebração da queima da lapinha no Recife. A lapinha é o presépio, onde ficam as imagens do menino Jesus e seus pais

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 06/01/2021 às 8:49 | Atualizado em 06/01/2021 às 9:48
Notícia
X

Para muitos, o dia 6 de janeiro representa a hora de desmontar a árvore e tirar as luzes de Natal de casa. Mas você sabe por que é nesta quarta-feira (6) que se encerram as comemorações do período? Assim como as festas natalinas, o Dia de Reis remonta ao cristianismo. Segundo a tradição, foi neste dia em que os reis magos seguiram a estrela de Belém até o menino Jesus, que acabara de nascer.

Ao contrário da convenção popular, a Bíblia não fala em três, mas em ‘magos do Oriente’. Foi convencionado que eram três devido aos presentes oferecidos ao Menino: ouro, incenso e mirra, como descrito no livro de Isaías. A igreja considerou que os magos eram oriundos da Arábia, o país do incenso, e ficou convencionado que um rei era negro, o outro branco e o terceiro pardo, representando toda a humanidade.

Os nomes dos Reis Magos, Melchior (ou Belchior), Gaspar e Baltasar, aparecem em um manuscrito do século V, segundo site do Vaticano. Segundo Heródoto, os “magos” pertenciam a uma tribo dos Medos, que se transformou numa casta de sacerdotes entre os Persas e que praticavam a adivinhação, a medicina e a astrologia.

Queima da lapinha

No Recife, é quando acontece a famosa queima da lapinha. Uma celebração que nasceu no século 19, trazida pelos jesuítas para o Brasil, e que hoje faz parte do calendário de encerramento dos festejos de final de ano no Nordeste. A lapinha é o presépio, onde ficam as imagens do menino Jesus e seus pais.

O ritual de queima envolve diversos personagens da cultura popular nordestina, o principal deles é o Pastoril. Enquanto a manjedoura é queimada, o público presente joga seus pedidos para o ano novo nas chamas. O ritual abre o ciclo carnavalesco em muitas cidade, como no Recife.

Programação

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Queima da Lapinha será realizada nesta quarta-feira (6) de forma diferente: com o desfile da Lapinha pelas ruas da cidade, acompanhada pela Frevioca.

Tradicional liturgia da cultura popular, a Queima da Lapinha terá início às 16h, com a saída da Frevioca do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em direção ao Sítio Trindade, localizado no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte da capital pernambucana.

Durante todo o percurso, a bandinha Mendes e sua Orquestra irá embalar o cortejo com suas loas e jornadas, acompanhada por quatro pastoras do Pastoril Estrela Brilhante de Água Fria. A Lapinha abrirá o desfile, levada em carro aberto, percorrendo Zona Sul e Zona Norte da cidade, à frente da Frevioca.

Na chegada ao Sítio da Trindade, a Lapinha será recebida pela bandinha 19 de Fevereiro e integrantes do Pastoril Estrela Brilhante. Às 18h, sem a presença de público, para evitar aglomeração, a Lapinha será queimada, ao som de cânticos, jornadas e orações proferidas pelas pastoras.

Tags

Autor