Doação

Celpe doa refrigeradores científicos para armazenar vacinas contra covid-19 em 136 cidades de Pernambuco

As demais distribuidoras da Neoenergia no Brasil também farão distribuições dos equipamentos. Os refrigeradores científicos têm temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC, além de baterias recarregáveis

Douglas Hacknen
Douglas Hacknen
Publicado em 14/01/2021 às 22:25
Notícia

GEOFF CADDICK / AFP
Pernambuco deve receber vacinas de Oxford/AstraZeneca e Coronavac - FOTO: GEOFF CADDICK / AFP
Leitura:

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) irá distribuir refrigeradores científicos para armazenar as vacinas contra a covid-19, em 136 dos 185 municípios pernambucanos. Além de Pernambuco, as demais distribuidoras da Neoenergia no Brasil também farão distribuições dos equipamentos, totalizando 658 cidades contempladas. A empresa considerou, no momento da escolha, os municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e que fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).

>> Brasil registra segundo maior número de novos casos de coronavírus do ano

>> Após registrar 27 novos óbitos, Pernambuco se aproxima da marca de 10 mil mortes causadas pela covid-19

Os novos refrigeradores serão destinados aos municípios atendidos (Celpe, Coelba, Cosern) que têm IDHM até 0,61, no nordeste e, de São Paulo (Elektro), com o índice até 0,74. Em Pernambuco, a Celpe contará com a parceria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

>> Covid-19: confira quem será vacinado nos primeiros dias da campanha em Pernambuco 

>> Brasil pede avião aos Estados Unidos para transportar oxigênio para Manaus

>> Enfrentando alta de mortes, Manaus instala câmaras frigoríficas em cemitério

Os refrigeradores científicos têm temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC, além de baterias recarregáveis. Os equipamentos possuem sensores e de um sistema de alarme remoto, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou a bateria estiver em um nível baixo.

As câmaras de conservação que serão doados pela Celpe são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.

O valor total estimado das doações de equipamentos é de R$ 6 milhões. Na Bahia, serão beneficiadas 296 municípios na área de concessão da Coelba (BA), 95 no Rio Grande do Norte (Cosern) e 131 em São Paulo (Elektro). OS equipamentos serão entregues diretamente aos governos municipais.

“Neste momento em que a campanha de vacinação é a saída para conter a pandemia de Covid-19, apoiamos os municípios mais necessitados das nossas áreas de concessão, que precisam dos refrigeradores adequados para a vacinação da população com segurança. Reafirmamos, com essa iniciativa que teve todo o apoio e suporte da Aneel, nosso compromisso em levar mais do que energia para a sociedade”, afirma o CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle.

Para receber os novos equipamentos, os governos municipais devem entregar refrigeradores e freezers antigos às distribuidoras da Neoenergia, nas UTDs (sigla para Unidade Territorial de Distribuição) das empresas. 

Troca de lâmpadas

Os municípios que vão receber os novos refrigeradores para vacinas contarão também com ações de trocas de lâmpadas por modelos de LED. Ao longo de um ano e meio, serão substituídas cerca de 25 mil lâmpadas de postos e unidades de saúde e mais 100 mil diretamente para a população de baixa renda.


Comentários

Últimas notícias